Mundo

Corrida de touros da festa de San Fermín, em Pamplona, deixa um saldo de cinco feridos

A terceira corrida de touros das festividades de San Fermín, na cidade espanhola de Pamplona, protagonizada neste domingo (09/07), foi a mais perigosa desde o início do evento.

A corrida de touros, que durou 2 minutos e 52 segundos, foi mais longa que as duas primeiras, e começou às 8h00, após os três cânticos a San Fermín, com céu nublado e participação massiva dos corredores. O rebanho saiu conduzido pelos cabrestos, que carregavam os touros muito protegidos, sem que os corredores praticamente pudessem ver seus rostos.

Como esperado, os touros realizaram uma corrida tensa e rápida entre um grande número de corredores, embora um pouco menos do que no dia anterior. Durante a corrida, foram registrados vários momentos de extrema tensão, sobretudo próximo à torre da companhia Telefónica, onde um touro da linha de frente caiu e atingiu um grupo de pessoas, uma dos quais sofreu uma chifrada.

Foi um milagre não ter ido além disso, pois o touro ficou preso por alguns segundos em meio a vários corredores, onde uma pequena pilha havia se formado.

A frente tomou seu tempo. Primeiro ele se lançou contra vários jovens, lançando gorros à direita e à esquerda, e depois ficou com outro corredor caído no chão próximo à cerca.

Os touros que participaram da famosa corrida pertencem à estância Cebada Gago, localizada em Cádis. Até a chegada na praça de touros, cinco corredores ficaram feridos, um deles por uma chifrada no braço, de acordo com o relatório médico fornecido pelos serviços de emergência.

Especificamente, três corredores foram transferidos para o Hospital Universitário de Navarra (HUN). Um deles apresentou ferimento perfurante no braço que, no entanto, “não afeta o pacote vascular nervoso” e está consciente e “bem”. Foi evacuado da rua Estafeta.

Os outros dois corredores foram levados para o hospital por contusões na área do mercado e de Estafeta. Outras duas pessoas foram atendidas na Plaza de Toros, uma com trauma maxilofacial e outra com um braço machucado.

A presença da fazenda de gado Cebada Gago nas festividades de San Fermín sempre gera expectativa em Pamplona (é a segunda com mais visitas, superada apenas por touros Miura, os que mais deixam chifradas), ainda mais este ano porque é a primeira vez que eles fizeram a corrida em um domingo, onde a lotação é nas ruas da cidade é maior.

Com informações das agências espanholas

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo