
Bia Haddad vence mais uma, chega às oitavas de final em Wimbledon e garante prêmio de 1,2 milhão
Não foi o roteiro que Bia Haddad acostumou na temporada – perder o primeiro set para virar um jogo. Neste sábado, a brasileira venceu, facilmente, a romena Sorana Cirstea por 2 sets a 0 (6/2 e 6/2) para se classificar, pela primeira vez, para as oitavas de final de Wimbledon. Na próxima fase, pode medir forças com a atual campeã, a cazaque Elena Rybakina, que enfrenta a britânica Katie Boulter – a vencedora deste jogo, ainda no sábado, será a adversária de Bia por uma vaga nas quartas de final do Grand Slam na grama.
O retrospecto no confronto entre Bia e Cirstea era totalmente favorável à romena, de 33 anos. Até este sábado, eram quatro vitórias para a europeia (sendo três em 2016) e apenas uma para a brasileira. Neste ano, elas haviam se enfrentado duas vezes, com um triunfo para cada jogadora.
O jogo
Logo no primeiro game de jogo, Bia Haddad teve um break point e aproveitou, abrindo 1/0. Variando os golpes, com Cirstea tendo que se desdobrar pela quadra, a brasileira seguiu ampliando e chegou aos 3/0. A romena conseguiu uma quebra e, na sequência, confirmou seu serviço para encostar em 3/2. Bia, então, retomou o domínio do set. Voltou a quebrar o saque de Cirstea (4/2), confirmou seu ponto no serviço (5/2) e fechou o primeiro set em 6/2, mais uma vez com quebra.
Era um roteiro bem diferente para a brasileira, segunda tenista com mais viradas nesta temporada. Até este sábado, Bia Haddad venceu nove jogos no circuito em que começou perdendo o set inicial. Desta vez, a história foi outra. No segundo set, Bia começou quebrando o saque de Cirstea. Ampliou para 3/0, novamente ponto com Cirstea no serviço. Sacando, chegou aos 4/0, quando, então, a oponente, enfim, conseguiu confirmar ponto no game de saque. Não sem antes Bia ter tido duas chances de quebra.
A brasileira, sacando, alcançou os 5/1. Cirstea descontou (5/2). Bia foi para o saque para fechar a partida em dois sets. Pondo a adversária para correr pela quadra, a brasileira fez 30/0 depois de Cirstea errar uma bola na rede. Teve o domínio total do game – como teve na partida – e fechou o set em novo 6/2. A sorte estava mesmo do lado de Bia. Logo após o último ponto, começou a chover em Londres, e a rodada foi interrompida. Antes, teve o baile de Bia Haddad.
Premiação
Com a vitória, a tenista brasileira já garantiu uma premiação de 207 mil libras (cerca de R$ 1,2 milhão). Esta é a melhor campanha de Bia Haddad na carreira em Wimbledon. Antes, ela tinha chegado à segunda rodada em 2017 e 2019. Este também é o melhor resultado de uma mulher brasileira no Grand Slam desde 1976, quando Maria Esther Bueno também foi às oitavas de final.
A vitória rendeu a Bia mais 110 pontos no ranking da WTA. A brasileira chegou a 2745 e, no momento, está subindo para a 12ª posição da lista, uma a mais da que ocupava quando iniciou a campanha. Para voltar ao top 10 do ranking, Bia Haddad precisa somar mais 265 pontos. Desta forma, ela ultrapassaria Krejcikova e Kasatkina, que já foram eliminadas em Wimbledon.



