
Monteiro marca o primeiro ponto do Brasil contra a Suécia na Davis
Helsingborg (Suécia) – O Brasil saiu na frente no confronto contra a Suécia pelo Qualificatório Mundial da Copa Davis. Número 1 da equipe nacional nesta semana e atual 119º do mundo, Thiago Monteiro confirmou o favoritismo contra Karl Friberg, 364º do ranking, marcando as parciais de 6/3 e 7/6 (7-5) em 1h50 de partida.
Aos 29 anos, Monteiro tem agora 11 vitórias e 11 derrotas pela Copa Davis. Jogando no piso duro, o cearense chegou à sua quarta vitória em 11 jogos. Ano passado, ele conseguiu vencer o então número 4 do mundo Holger Rune em duelo contra a Dinamarca, também fora de casa.
A equipe brasileira tem a chance de ampliar a vantagem no confronto ainda nesta sexta-feira. Para isso, o paulista Gustavo Heide, 241º do ranking, terá que vencer o sueco Elias Ymer, 160º colocado. A rodada de sábado começa às 9h com a partida de duplas e terá até três jogos. Rafael Matos e Felipe Meligeni abrem a programação contra Filip Bergevi e Andre Goransson.
Monteiro dominou o primeiro set da partida. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de derviço. Além disso, conseguiu uma quebra logo cedo para sair vencedndo por 3/0 e sunstentou a vantagem até o fim da parcial.
Logo no início do segundo set, Monteiro voltou a quebrar para fazer 3/2. Mas Friberg buscou o empate de imediato e ainda escapou de um break-point no sétimo game para virar o placar. Depois de confirmar dois games seguidos de zero, o brasileiro salvou quatro set-points quando perdia por 6/5 e forçou o tiebreak, antes de definir a disputa em sets diretos.
Fonte: uol.com.br



