
Anunciada iniciativa tripartite de cooperação entre Brasil, Emirados Árabes e Cuba
Uma iniciativa para melhorar a colaboração em segurança alimentar foi acordada entre os Emirados Árabes Unidos, o Brasil e Cuba durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), ocorrida na Expo City Dubai, de 30 de novembro a 13 de dezembro de 2023. A iniciativa de cooperação tripartite tem como objeto produtos alimentícios no valor de US$ 50 milhões, que será enviada do Brasil.
A iniciativa integra os esforços conjuntos destinados a desenvolver sistemas alimentares resilientes, agricultura sustentável e incentivar a ação climática.
Por meio da iniciativa, os Emirados Árabes Unidos fornecerão apoio financeiro para aumentar a resiliência e a adaptabilidade dos sistemas alimentares e aumentarão os investimentos em projetos especializados na produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares, que sejam nutritivos, saudáveis e sustentáveis, além de fortalecer a segurança alimentar em colaboração com o Brasil e Cuba.
A ministra de Estado para Cooperação Internacional, Reem Bint Ebrahim Al Hashimy, , disse que “essa iniciativa contribuirá para proteger o meio ambiente e limitar as repercussões da mudança do clima que afetam os produtores de alimentos. Ela também afirma o compromisso mútuo de abordar os desafios globais críticos e apoiar soluções sustentáveis no âmbito da segurança alimentar”.
Al Hashimy acrescentou ainda que “essa iniciativa personifica os compromissos dos Emirados Árabes Unidos de enfrentar os desafios globais, especialmente aqueles relacionados às mudança do clima e à segurança alimentar, e enfatiza o compromisso do país com a sustentabilidade e a energia renovável, em reconhecimento à importância da ação coletiva na área de mudança do clima e a sustentabilidade nos níveis bilateral e multilateral.”
O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Pereira, afirmou que “graças a essa operação concertada, o Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Cuba tornam pública a sua forte disposição de colaborar conjuntamente para apoiar a segurança alimentar e nutricional da população cubana”.
Notadamente, a Declaração da COP28 dos Emirados Árabes Unidos sobre Sistemas Alimentares, Agricultura Sustentável e Ação Climática foi aprovada por 150 países. A conferência conseguiu arrecadar e estimular mais de US$ 85 bilhões em financiamento e lançou 11 compromissos e declarações que receberam apoio internacional histórico.
Como anfitrião do G20 em 2024, o Brasil está certo de que a iniciativa conjunta com os Emirados Árabes Unidos e Cuba, inspirada pelo princípio da solidariedade, está alinhada aos três eixos que norteiam a presidência pro tempore brasileira no grupo e contribuirá com a promoção da soberania e segurança alimentar propostas pelo Brasil.
Fonte: ABC – Agência Brasileira de Cooperação.



