Política

Lula e Lira Acertam Apoio Conjunto na Sucessão da Câmara

Deputado sinalizou ao presidente que não apoiará nome que atue contra pauta governista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegaram a um acordo para apoiar conjuntamente um nome na sucessão do comando da Câmara. Em uma recente conversa, Lula informou a Lira que não se envolveria na escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados, que ocorrerá em fevereiro de 2025.

O petista lembrou que, quando o Palácio do Planalto interferiu na disputa interna, enfrentou derrotas, como as vitórias de Severino Cavalcanti em 2005 e Eduardo Cunha em 2015.
No entanto, Lira sugeriu um apoio conjunto e indicou que não apoiará um nome que possa prejudicar a pauta governista. A escolha do candidato com apoio conjunto ainda não foi definida, mas há pelo menos quatro nomes que poderiam contar com os apoios de Lula e Lira: Elmar Nascimento (PSD-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antônio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O partido de Jair Bolsonaro, o PL, deve lançar ou Altineu Cortes (RJ) ou Sóstenes Cavalcante (RJ), mas nem Lula nem Lira apoiarão um nome da oposição.

Lula também questionou Lira sobre seus planos após deixar o comando da Câmara dos Deputados.

De acordo com deputados aliados, Lira ainda não definiu seu destino político até a disputa eleitoral de 2026. O Palácio do Planalto não descarta convidar o atual presidente da Câmara dos Deputados para assumir um cargo ligado ao governo federal, mas Lira deve considerar o impacto eleitoral de tal decisão, dado que seu eleitorado em Alagoas é mais identificado com a centro-direita.

Por : Redação Infoflash
Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo