Saúde

Estimativas mostram que vacinas contra a gripe estão tendo bom desempenho nos EUA

As primeiras estimativas sugerem que as vacinas contra a gripe estão tendo um bom desempenho na atual temporada de gripe de inverno nos EUA.

As vacinas foram cerca de 40% eficazes na prevenção de adultos adoecerem de gripe o suficiente para terem que ir a um consultório médico, clínica ou hospital, disseram autoridades de saúde durante uma reunião de vacinas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças na quarta-feira. As crianças vacinadas tinham cerca de 60% menos probabilidade de receber tratamento num consultório médico ou hospital, disseram funcionários do CDC.

As autoridades geralmente ficam satisfeitas quando uma vacina contra a gripe é 40% a 60% eficaz.

As injeções tendem a funcionar melhor quando são bem combinadas com as cepas de gripe circulantes. As autoridades dizem que foi isso que aconteceu durante esta temporada de gripe – relativamente típica.

Vacinas anuais contra a gripe são recomendadas para todas as pessoas com 6 meses ou mais nos EUA. Cerca de metade das crianças elegíveis e pouco menos da metade dos adultos tomaram vacinas contra a gripe nos últimos meses, de acordo com dados do CDC.

O CDC utiliza vários sistemas para rastrear as vacinas. Uma delas é uma rede de hospitais que oferece informações sobre até que ponto as vacinas previnem doenças relacionadas com a gripe suficientemente graves para exigir internamento. Outro baseia-se em dados ambulatoriais de clínicas de atendimento de urgência e departamentos de emergência hospitalar.

As estimativas de quatro sistemas de vigilância diferentes foram apresentadas na reunião de quarta-feira de um comité que aconselha o CDC sobre vacinas. Os resultados foram relatados como intervalos, mas seus pontos médios oscilaram perto de 40% para adultos e cerca de 60% para adultos.

A estimativa da eficácia em adultos é semelhante à que o CDC relatou inicialmente para a última temporada de gripe. As injeções provaram ser menos eficazes em algumas outras temporadas recentes, e os resultados foram influenciados pela cepa do vírus que dominava e pela adequação das vacinas a ela.

Um membro do comitê expressou decepção com as recentes descobertas de eficácia.

“Parece haver retornos decrescentes para a imunização anual contra a gripe”, disse a Dra. Sarah Long, da Universidade Drexel.

Long perguntou se as vacinações repetidas, ano após ano, poderiam estar levando a respostas mais baixas do sistema imunológico. Um funcionário do CDC disse que alguns pesquisadores têm explorado essa questão, até agora sem resultados conclusivos.

“Uma coisa que parece surgir consistentemente destas coisas é que, em geral, estará melhor se for vacinado do que se não o for”, disse a Dra. Lisa Grohskopf, do CDC.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo