Cotidiano

Ministros viajam ao Acre nesta segunda (4) para visitar áreas afetadas por chuvas e enchentes

Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente) desembarcam em Rio Branco; 9 mil pessoas estão desabrigadas

Os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) desembarcam nesta segunda-feira (4) em Rio Branco, capital do Acre. A força-tarefa leva medidas de assistência a regiões afetadas por chuvas e enchentes. Desde 29 de fevereiro, o Rio Acre se mantém acima dos 17 metros.

Também nesta segunda (4), o governo liberou R$ 4 milhões ao município de Rio Branco para ações de Defesa Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, há mais de 9 mil pessoas desabrigadas e cerca de 16 mil desalojadas. De 21 de fevereiro a 1º de março, pelo menos três pessoas morreram e uma pessoa segue desaparecida. As águas afetam atingem 19 dos 22 municípios do estado.

No último sábado (2), a Prefeitura de Rio Branco informou que as Estações de Tratamento de Água (I e II) estavam apresentando problemas, o que afetaria o abastecimento em 60 bairros da capital.

O ministro do Desenvolvimento Regional explicou, em publicação no X (antigo Twitter), que a Defesa Civil já está atuando no auxílio a prefeituras afetadas e ao governo estadual, no preparo de planos de trabalho para a liberação de recursos federais em ações de assistência, restabelecimento e reconstrução.

Após reconhecimento da situação de emergência, esses municípios podem solicitar verbas da pasta via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia metas e valores solicitados.

Também participam da comitiva representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Defesa.

Fonte: SBT News
Crédito: Fotos Públicas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo