
Coreia do Sul e Brasil desejam reforçar cooperação em áreas diversas
Descarbonização, transição energética e CT&I estão entre os temas da cooperação Coreia-Brasil
Coreia do Sul e Brasil, cooperação à vista! O Secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Embaixador Eduardo Saboia, encontrou-se, em Seul, com o Primeiro Vice-Ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kim Hong Kyun, o Ministro-Adjunto, Chung Byung-won, e o ministro-adjunto para Comércio, Yang Byeong-nae.
Na ocasião, conversaram sobre temas como descarbonização, transição energética e CT&I. A Coreia foi o 8º maior destino das exportações agrícolas brasileiras em 2023 e possui grandes investimentos no Brasil. O país asiático é o 12º parceiro comercial do Brasil no mundo, além de importante investidor na economia brasileira. Em 2023 o comércio bilateral foi da ordem de USD 10,45 bilhões.
Brasil foi o primeiro a fechar relações com a Coreia do Sul
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a estabelecer relações com a Coreia do Sul. Ao longo desses anos, os vínculos bilaterais têm-se diversificado, e há dinâmicos laços em áreas como comércio e investimentos, educação, ciência e tecnologia, cultura e intercâmbios interpessoais.
Além disso, o Brasil abriga a maior comunidade de coreanos na América Latina, são 50 mil integrantes que fazem parte da multicultural sociedade brasileira e muito contribuem para o estreitamento das relações entre os dois países.
Em outubro deste ano, os países celebrarão 65 anos de relações diplomáticas.
Veja outras informações no site Diplomacia Business.
Visite também a seção Diplomacia do Infoflashbr.



