
Produção industrial cai acima do esperado em fevereiro, revela pesquisa do IBGE
O setor industrial brasileiro seguiu patinando em fevereiro e registrou o terceiro mês seguido de perdas de produção. Além disso, a queda na produção foi maior do que o esperado por analistas do setor e representou o pior resultado para o mês de fevereiro desde 2021. A constatação está na Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta quarta-feira (19/04) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com a pesquisa do IBGE, a produção industrial do Brasil registrou queda de 0,2% em fevereiro ante janeiro na comparação com ajuste sazonal – espécie de compensação para comparar meses diferentes. O resultado registrado em fevereiro mostra que o setor acumula um recuo de 1,1% no 1º bimestre e de 0,2% em 12 meses.
Segundo o IBGE, duas das 4 grandes categorias econômicas caíram em fevereiro: bens de consumo duráveis (-1,5%); bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%); bens de capital (+0,1%); e bens intermediários (+0,5%).
Ao considerar os setores, 9 dos 25 ramos pesquisados mostraram recuo na produção. As influências negativas mais importantes foram de produtos alimentícios (-1,1%), produtos químicos (-1,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,5%).
A divulgação de fevereiro é a segunda após a reestruturação da nova série histórica da Pesquisa Industrial Mensal, que inclui uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades e alterações nos pesos dos produtos, entre outras mudanças.
A atualização da pesquisa, que ocorre de forma periódica na rotina do IBGE, também significou uma nova série histórica, com o encadeamento entre a nova pesquisa e a antiga. Com a reestruturação, o número de itens pesquisados aumentou de 944 para 1.042.



