Agro

Agro alavanca investimentos e impulsiona circulação de renda no Centro-Oeste

Impulsionada pelo agronegócio, a riqueza dos moradores da região Centro-Oeste passou a ser alvo de disputa no mercado de investimentos. E não é para menos. No ano passado, a região subiu de patamar e alcançou o Sudeste com a maior proporção de investidores em relação à população local.

Em 2022, 43% dos habitantes do Centro-Oeste disseram aplicar em algum produto financeiro – dos mais simples, como a poupança, aos mais complexos-, uma alta de 10 pontos porcentuais em relação ao levantamento de 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O fortalecimento do Centro-Oeste é reforçado pela trajetória do volume de investimentos de pessoas físicas tanto no varejo como no private na indústria de fundos. A região registrou o maior crescimento no ano passado, alta de 14,5%, para R$ 257,46 bilhões. Nos últimos anos, o agronegócio tem destoado do resto da economia e contribuído de forma direta para o desempenho positivo do Centro-Oeste.

Num cenário de baixo desemprego, a massa de renda de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal somou quase R$ 28 bilhões em 2022, um crescimento de 26% em 10 anos, de acordo com dados compilados pela consultoria LCA. Nesse mesmo período, o País registrou um aumento de 17%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo