Mundo

Julian Assange reencontra-se com a família após desembarcar na Austrália

Julian Assange desembarcou na Austrália e se reencontrou com a família após aceitar um acordo judicial que pôs fim à sua saga jurídica de 14 anos. O fundador do WikiLeaks pousou na capital australiana, Camberra, pouco depois das 19h30 desta quarta-feira (26/06), antes de atravessar a pista para abraçar sua esposa, Stella Assange.

Os torcedores que enfrentaram o frio puderam ser ouvidos aplaudindo quando ele chegou, com alguns gritos de “nós te amamos, Julian” e “bem-vindo ao lar”.

Assange deixou um tribunal dos EUA no território insular de Saipan, no Pacífico, na quarta-feira, como um homem livre, depois de se declarar culpado de uma única acusação criminal de conspiração para obter e divulgar documentos de defesa confidenciais . Ele foi condenado a tempo já cumprido, devido ao tempo já cumprido na prisão de Belmarsh, em Londres.

A sua libertação encerra uma saga legal que durou mais de uma década, na qual Assange passou cinco anos na prisão de segurança máxima e sete anos na embaixada do Equador em Londres, lutando contra a extradição para os EUA, onde enfrentou 18 acusações criminais. Se considerado culpado, ele enfrentaria uma pena de até 175 anos de prisão.

Imediatamente após a audiência de três horas, o governo dos EUA retirou o seu pedido de extradição do Reino Unido, retirou todas as acusações restantes pendentes nos EUA e proibiu Assange de regressar aos EUA sem permissão. Assange foi direto para o aeroporto e chegou a Camberra na noite de quarta-feira, horário local.

Julian Assange foi para a Austrália em jato particular

Assange viajou para a Austrália a bordo de um jato particular fretado da Bombardier, com sua equipe jurídica, o embaixador nos EUA, Kevin Rudd, e o alto comissário do Reino Unido, Stephen Smith .

O WikiLeaks disse que realizará uma coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira.

Numa conferência de imprensa logo após a aterrissagem de Assange, o primeiro-ministro, Anthony Albanese , disse estar “satisfeito por ser a primeira pessoa” a falar com Assange “imediatamente sobre as rodas tocando o chão”.

“Sabemos que seu retorno seguro à Austrália significa muito para sua família. Sua esposa, Stella, seus filhos, com quem ele está ansioso para brincar como qualquer pai, e seus pais, Christine e John”, disse ele.

“Não havia nenhum propósito a ser servido por esse encarceramento contínuo. E posso dizer que quando falei com o Sr. Assange esta noite, ele descreveu-o como um momento surreal e feliz.”

Antes da sua chegada, o pai de Assange, John Shipton, disse aos meios de comunicação social no Parlamento que esperava que Assange fizesse “coisas normais” depois de regressar. Será a primeira vez que Assange conhecerá os dois filhos que tem com a esposa fora da prisão.

Postando no X, Stella Assange pediu ajuda aos apoiadores para cobrir a “enorme dívida de US$ 520.000” com o governo australiano pelo voo fretado – ele não tinha permissão para voar em companhias aéreas comerciais para Saipan e depois para a Austrália.

No parlamento na quarta-feira, Albanese disse que os australianos teriam opiniões diferentes sobre o acordo judicial, mas que a maioria apoiaria a sua libertação.

“O caso do Sr. Assange arrastou-se durante demasiado tempo. Eu disse repetidamente que não havia nada a ganhar com a continuação do seu encarceramento e estou satisfeito por ele estar a caminho de casa, na Austrália, para se reunir com a sua família aqui”, disse Albanese.

“Ao longo dos dois anos desde que assumimos o cargo, o meu governo empenhou-se e defendeu, inclusive a nível de líderes, a resolução desta situação. Usamos todos os canais apropriados.”

Albanese abordou a questão com o presidente dos EUA, Joe Biden, enquanto políticos de todo o espectro político da Austrália no ano passado foram a Washington para pressionar os decisores dos EUA para libertar Assange.

“É assim que se parece defender os australianos em todo o mundo”, disse Albanese.

“Significa fazer o trabalho, obter resultados e resultados, ter a determinação de manter o rumo. E estou muito satisfeito porque, nesta ocasião, este foi um resultado bem-sucedido que acredito que a esmagadora maioria dos australianos queria ver.”

O WikiLeaks compartilhou uma imagem no X de Julian Assange abraçando sua advogada Jennifer Robinson depois que ele foi libertado, com Rudd sorrindo ao fundo. Assange não fez comentários à imprensa antes ou depois de deixar o tribunal, mas Robinson agradeceu ao governo australiano e ao movimento global pelo resultado do tribunal.

“É um grande alívio para a sua família, para os seus amigos, para os seus apoiantes, para nós e para todos os que acreditam na liberdade de expressão em todo o mundo, que ele possa agora regressar a casa, na Austrália, e reunir-se com a sua família”, disse ela aos jornalistas. fora do tribunal.

“Espero que o facto de termos conseguido libertar Julian Assange hoje, contra todas as probabilidades e contra um dos governos mais poderosos do mundo, dê esperança a todos os jornalistas e editores que estão presos, em todo o mundo.”

Outras notícias e informações na seção Mundo do Infoflahsbr.

Fonte: The Guardian

Foto: Mike Bowers/The Guardian

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo