
Pacheco pede a Lula que assine GLO e envie Forças Armadas ao Rio Grande do Norte
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) enviou oficio ao presidente Lula nesta sexta-feira (17/03), pedindo que ele assine um decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e envie as Forças Armadas para ajudar no enfrentamento à crise de segurança pública no Rio Grande do Norte.
Desde a última segunda-feira (13/03), integrantes de uma facção criminosa têm ateado fogo em ônibus e postos de gasolina e atirado contra prédios públicos, como delegacias e prefeituras, em Natal e outras cidades potiguares.
No ofício que enviou a Lula, Rodrigo Pacheco pediu ao presidente o emprego das Forças Armadas “a fim de se conterem as ondas de violência que aterrorizam os cidadãos potiguares”. O pedido do presidente do Senado foi embasado em um apelo do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).
Em relato que Pacheco juntou ao ofício a Lula, o senador Styvenson Valentim diz que, “ao que tudo indica, somente a totalidade da população é que está acreditando na gravidade do momento. Os órgãos e pessoas que deveriam estar em busca de garantir a segurança dos mesmos, estão pagando para ver, por óbvio que com o dinheiro do estado, com o patrimônio dos particulares e com as vidas alheias”.
O senador potiguar afirma que o Rio Grande do Norte precisa do reforço de pelo menos 2.000 soldados “armados e espalhados e em atuação tática” nas ruas. “Estamos em Guerra, Nobre Presidente, estamos perdendo para o crime organizado devido a um Estado completamente desorganizado”, afirma ele.
O governo do Rio Grande do Norte já recebeu o reforço da Força Nacional de Segurança Pública e das polícias militares do Ceará e da Paraíba.



