Mundo

Biden esquece nome de secretário da Defesa e o chama de “o homem negro”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nova confusão nesta quinta-feira (18/07) e chamou seu secretário de Defesa, Lloyd Austin, de ‘o homem negro’ ao esquecer seu nome durante uma entrevista para um canal voltado à população negra americana.

Biden defendia seu histórico de ignorar críticas e indicar pessoas negras para altos postos do governo na emissora Black Entertainment Network quando se confundiu. “Precisamos tratar as pessoas com dignidade. Por exemplo, é só ver pra como me pressionam porque eu escolhi um… o secretário de Defesa… o homem negro, porque eu escolhi Ketanji Brown Jackson”, disse, em referência à juíza da Suprema Corte.

Depois do ocorrido, uma porta-voz do Pentágono disse que Austin “tem total confiança em Biden, com quem passou horas trabalhando de perto durante cúpula da Otan” que terminou no último dia 11. Austin é a primeira pessoa negra a chefiar o Pentágono na história dos EUA.

O lapso de Biden se soma a vários outros nos últimos dias, como quando disse na última quarta (17) que apresentaria um plano para limitar o crescimento de aluguéis em US$ 55 quando quis dizer 5%, ou quando, na cúpula da Otan, confundiu sua vice Kamala Harris com seu adversário, Donald Trump.

A pressão de democratas pela desistência de Biden aumenta a medida que novos lapsos se acumulam e as chances de uma vitória de Trump, com consequências profundas para a democracia americana, crescem nas pesquisas.

Nesta quinta, uma reportagem do jornal The New York Times relatou que o presidente parece mais receptivo a ouvir argumentos defendendo sua saída. Já o britânico Financial Times cita doadores e funcionários do partido que disseram, sob condição de anonimato, que Biden está próximo de desistir e que a pressão contra sua permanência já é incontornável.

Obama diz que Joe Biden deve reconsiderar candidatura

Barack Obama disse a aliados que o presidente dos Estados Unidos deve reconsiderar a candidatura à reeleição este ano. A informação foi publicada pelo jornal The Washington Post nesta quinta-feira (18/07).

O ex-presidente acha que as chances de vitória de Joe Biden, de 81 anos, diminuíram e que ele deveria “considerar seriamente a viabilidade de sua candidatura”, afirma o jornal. Obama ainda possui muita influência entre o Democratas, e teve o atual presidente como vice entre 2009 e 2017.

O desempenho do presidente americano no primeiro debate presidencial provocou um alerta no Partido Democrata. Muitos aliados começaram a expor o desejo de substituir Biden na corrida eleitoral contra Donald Trump, destacando a idade do líder como motivo de preocupação.

Nesta quinta-feira, outro portal americano, o The New York Times, divulgou que pessoas próximas a Biden afirmam que ele está cogitando desistir da corrida eleitoral.

O presidente se recupera de covid-19, diagnosticada na última quarta-feira (17). Ele está isolado em sua casa de praia no leste dos Estados Unidos e segue desempenhando suas funções de líder normalmente.

Leia também: Biden diz que reavaliaria a permanência na corrida se fosse diagnosticado com uma condição médica

Outras notícias e informações na seção Mundo do Infoflashbr.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo