Saúde

Estudo revela que Varíola dos macacos pode agravar infecção por HIV

Uma pesquisa internacional apresentada na 30ª Croi 2023 (Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas), realizada em fevereiro em Seattle (EUA), e publicada na revista científica The Lancet, indicou a necessidade de se avaliar a inclusão das formas graves da varíola dos macacos como uma nova condição definidora de Aids nas classificações das doenças do HIV no CDC dos EUA e na Organização Mundial de Saúde. O trabalho foi realizado por pesquisadores de 19 países, e contou com a participação do INI (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas) e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Os pesquisadores reuniram dados de casos confirmados da doença de 11 de maio de 2022 a 18 de janeiro de 2023 para estudo que avaliou pacientes com infecção avançada por HIV. O estudo destacou também a evolução fatal de pacientes com suspeita de deterioração clínica em decorrência da síndrome de reconstituição imune (Iris), uma condição inflamatória que pode se dar depois do início da terapia antirretroviral.

Do total de 85 pacientes que iniciaram ou reiniciaram o uso de antirretrovirais, 25% tiveram suspeita de que a deterioração clínica pode ter sido em decorrência da Iris, sendo que 57% desses vieram a óbito, o que trouxe grande preocupação para os pesquisadores. Em termos de prevenção, a pesquisa indicou que as pessoas com HIV e alto risco de infecção por varíola dos macacos devem ser priorizadas para uma vacina preventiva. O trabalho ressaltou que 2/3 das mortes registradas foram na América Latina.

Segundo os pesquisadores, os achados são particularmente pertinentes para países com baixos níveis de diagnóstico de HIV ou sem acesso gratuito universal a uma terapia antirretroviral ou a unidades de terapia intensiva, onde a interação da infecção descontrolada por HIV e varíola dos macacos é mais prevalente. Ressaltaram também que, nesses países, deve ser efetuado um esforço conjunto para fornecer acesso urgente a antivirais e vacinas contra a doença.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo