DiplomaciaMundo

ONU aprova resolução que pede retirada de tropas russas da Ucrânia

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira (23/02), por ampla maioria, uma resolução que exige a retirada imediata e incondicional das tropas russas da Ucrânia e pede uma paz abrangente, justa e duradoura.
A resolução, elaborada pela Ucrânia e seus aliados com apoio da União Europeia (UE), obteve 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções entre os 193 Estados-membros da ONU. O texto aprovado inseriu recomendação do Brasil pela “cessação de hostilidades” entre Rússia e Ucrânia. Por sugestão do governo brasileiro, a resolução prevê que “países-membros reiteram suas demandas para que a Rússia imediatamente, completamente e incondicionalmente retire todas as suas forças militares do território ucraniano dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente e apela a uma cessação de hostilidades”.

O resultado evidencia mais uma vez o isolamento de Moscou no cenário internacional, um dia antes da invasão russa completar um ano. Os países que votaram contra o texto foram a Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte, Eritreia, Mali e Nicarágua. Entre os que se abstiveram estão China, Angola, Moçambique e Cuba.

A votação desta quinta-feira ocorreu em uma sessão especial de emergência da Assembleia-Geral para marcar um ano da guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia, e depois de dois dias de discursos de diplomatas de mais de 75 países.

O resultado expressivo em favor do texto serve ainda para afastar acusações de “fadiga” internacional em relação à guerra e de uma suposta queda no apoio a Kiev, especialmente em regiões que dependem das exportações de petróleo russo.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo