Cotidiano

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo em 2023

A escola de samba Mocidade Alegre venceu, nesta terça-feira (21/02), o grupo especial do Carnaval de São Paulo. Esse é o décimo primeiro título da agremiação do bairro do Limão, na zona norte da capital.
Para vencer a disputa no Carnaval 2023, a Mocidade Alegre contou no Sambódromo do Anhembi a história de Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. De Moçambique, o guerreiro africano chegou ao Oriente no século 16, após integrar a comitiva jesuíta italiana.

Segundo contou o enredo da escola, até então, os japoneses nunca haviam visto uma pessoa de pele preta. O jovem enfrentou diversas dificuldades. Achavam que sua pele estava suja e a lavaram para limpar. O episódio foi retratado no segundo carro e no verso do samba: “Mandou banhar, escorreu beleza, a verdade da cor, a natureza. É preta sua armadura, tem na alma bravura, ninguém segura!”.

Sua altura e força chamaram a atenção do nobre Oda Nobunaga, que o promoveu a samurai, honraria então dada apenas aos orientais.

Na avenida, o carnavalesco Jorge Silveira fez uma mistura entre elementos africanos, com grandes esculturas e estamparias na primeira parte e posteriormente da Ásia, com dragões, quimonos, espadas e armaduras.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo