A tensão no rosto demorou a sumir. Ao entrar em quadra, Carlos Alcaraz, em sua primeira final em Wimbledon, se viu pequeno diante de um Novak Djokovic implacável. Aos poucos, porém, se soltou. Aquela passividade do início deu lugar ao ímpeto do grande nome da nova geração. Em uma virada espetacular, o espanhol, de 20 anos, se impôs em 4h42min para levar o seu primeiro título na grama de Londres, o segundo em um Grand Slam: 3 sets a 2, parciais 1/6, 7/6 (6), 6/1, 3/6 e 6/4.
Com o título, Alcaraz se garante no topo do ranking da ATP. O espanhol chegará a 9675 pontos na lista que será divulgada nesta segunda-feira. Assim, amplia a sua vantagem sobre Djokovic, segundo colocado.
Foi um jogo cheio de reviravoltas. Djokovic mandou Alcaraz às cordas com um início firme. O espanhol parecia não ter forças para reagir. Mas tinha. A partir dali, se mostrou firme. Primeiro, empatou o jogo com uma devolução perfeita no segundo set. Depois, superou um game de 26 minutos para devolver o 6/1 do primeiro set e passar à frente. Ainda viu o rival voltar ao jogo com um quarto set perfeito. No fim, porém, recuperou o fôlego para fechar uma final épica.
– Mesmo que eu perdesse, ficaria orgulhoso de mim. É incrível. É um sonho sendo realizado. Jogar em lugares assim é um sonho para um garoto – disse Alcaraz após a partida.
Djokovic mantinha uma invencibilidade histórica em Wimbledon. Foram 34 vitórias seguidas em Londres. Além disso, não perdia na quadra central há dez anos.
1° set – Djokovic atropela um Alcaraz sem reação
Carlos Alcaraz ganhou no cara ou coroa e decidiu começar na recepção. E, assim, incomodou o saque de Djokovic, que chegou a escorregar na grama ao tentar devolver um ataque do espanhol. O sérvio, porém, levou a melhor e confirmou seu primeiro serviço. Na sequência, Djoko teve três chances de quebra. Alcaraz evitou duas, mas pesou a mão na terceira e viu o rival abrir 2/0.

Foi um início firme de Djokovic. O sérvio confirmou seu serviço na sequência e abriu 3/0. Logo depois, conseguiu uma nova quebra e ampliou a vantagem no primeiro set. Alcaraz parecia tenso. Até conseguiu se livrar do pneu ao confirmar seu serviço no sexto game. Djoko, porém, deu fim ao set logo depois: 6/1.
2° set – Alcaraz muda atitude e se impõe para empatar
Alcaraz tentou mudar o jogo no início do segundo set. A mudança de atitude impulsionou um novo momento. O espanhol confirmou seu primeiro serviço e chegou à sua primeira quebra na partida logo na sequência. Djokovic, porém, foi buscar. Devolveu a quebra e deixou tudo igual logo depois: 2/2. O jogo acelerou e ganhou em equilíbrio.
Em uma tentativa de devolução, Djokovic escorregou e foi ao chão mais uma vez. Não evitou, porém, que Alcaraz fizesse 5/4 logo depois. O sérvio teve paciência. Diante da ansiedade do rival, conseguiu levar o jogo para o tie-break. Parecia estar pronto para tomar a frente, mas cometeu dois erros seguidos e abriu espaço para o espanhol. Alcaraz respondeu à altura com uma devolução absurda para fechar a parcial: 7/6 (8).
3° set – Alcaraz vence game interminável e vira o jogo
Alcaraz manteve o ímpeto. Na volta à quadra, quebrou o saque de Djokovic. Confirmou o seu na sequência e abriu 2/0. Os dois confirmaram seus serviços seguintes antes do game mais crucial do jogo.
No quinto game, uma disputa que parecia não chegar ao fim. Foram mais de 26 minutos e 13 igualdades até que Alcaraz conseguisse a quebra. O espanhol, então, ganhou força e acelerou para virar o jogo. De quebra, ainda devolveu o 6/1 do primeiro set para seguir rumo à quarta parcial.
4º set – Djokovic se recupera e força o quinto set
Foram mais de seis minutos de espera até que o quarto set começasse. Após o fim da parcial anterior, Djokovic pediu tempo para ir ao banheiro e fez um estádio inteiro se contorcer de ansiedade. Não desestabilizou, porém, seu rival naquele momento. Alcaraz confirmou seu serviço na volta à quadra. O sérvio, na sequência, fez o mesmo.
Djokovic mostrou estar vivo na partida no quinto game. Depois de três tentativas, quebrou o saque de Alcaraz após um erro do espanhol. O sérvio abriu 4/2 ao confirmar seu serviço logo na sequência. Mais à frente, Djoko se aproveitou da instabilidade de Alcaraz para chegar a uma nova quebra e forçar o quinto set: 6/3.
5° set – Alcaraz fecha o jogo e é campeão
A tensão foi ainda além na volta à quadra. Djokovic confirmou seu saque. Alcaraz, na sequência, foi ameaçado, mas conseguiu deixar tudo igual. Só que o espanhol foi além. No game seguinte, conseguiu a quebra e passou à frente no placar. Assim, levou o sérvio a perder a cabeça. Irritado, Djoko quebrou a raquete na madeira de suporte da rede, bem em frente ao árbitro. Sem consequências, porém.
Alcaraz abriu 4/2 na reta final. Djokovic já não parecia à vontade. Errava jogadas mais simples, reclamava do vento. Ainda assim, diminuiu a diferença ao confirmar seu serviço no sétimo game. Mas, em um game perfeito, Alcaraz abriu 5/3 e ficou a um passo do título. Djokovic ainda confirmou um saque antes de ver o espanhol fechar o jogo: 6/4.
Fonte: G1