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ANTT autoriza construção de trem de alta velocidade entre SP e RJ

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou autorização para construção e exploração de uma linha de trem de alta velocidade ligando as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22/02). A construção será feita por meio do modelo de autorização.
A empresa responsável pela construção da ferrovia, que será feita por meio do modelo de autorização, é a TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade. A exploração da estrada de ferro terá o prazo de 99 anos. A aprovação da ANTT ocorreu durante uma sessão da diretoria colegiada da autarquia realizada no dia 13 de fevereiro. Os diretores entenderam que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia.

A TAV Brasil foi fundada em fevereiro de 2021 e tem capital social de R$ 100 mil. Seus sócios são: Marcos Joaquim Goncalves Alves, João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra e as empresas Global Ace e Infra S.A Investimentos e Serviços. A ideia de um trem de alta velocidade ligando as duas maiores capitais do país surgiu em 2007. A empresa que teria a função de projetar essa ferrovia era a estatal EPL (Empresa de Planejamento e Logística), que hoje se juntou com a Valec e se chama Infra S.A.

O custo do projeto é estimado em R$ 50 bilhões. De acordo com o pedido da TAV apresentado e aprovado pela ANTT, o suposto trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro teria as seguintes características:

– Extensão: 380 km
– Municípios beneficiados: São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guararema (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Caçapava (SP), Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), Roseira (SP), Aparecida (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Canas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cruzeiro (SP), Lavrinhas (SP), Queluz (SP), Resende (RJ), Itatiaia (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ), Pinheiral (RJ), Piraí (RJ), Itaguaí (RJ), Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro (RJ)
– Velocidade máxima: 350 km/h
– Investimento global previsto: R$ 50 bilhões (data-base de novembro de 2022)
– Previsão de conclusão de obras: dezembro de 2031
– Previsão de início das operações: junho de 2032.

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