Diplomacia

Rede Eureka: Brasil é o mais novo membro, ao lado de 47 países

Candidatura do Brasil foi solicitação da ministra Luciana Santos à cúpula da Rede Eureka

Adesão à Rede Eureka! O Brasil foi aceito, nesta quinta-feira (18/04), como membro da Eureka, a maior rede de cooperação internacional em Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação, presente em mais de 47 países da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e África.

A candidatura do Brasil foi uma solicitação formal da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em outubro de 2023, à cúpula da Rede Eureka. Coube à Finep, agência pública financiadora de estudos e projetos, a missão de conduzir as negociações. Em janeiro de 2024, a Finep recebeu uma delegação de alto nível da Eureka em uma visita, que serviu de base para que recomendassem a candidatura brasileira.

Após apresentação realizada nesta quinta em Esmirna, na Turquia, por representantes da Finep, o Brasil foi aceito por unanimidade com 33 votos. A entrada do país na rede trará inúmeros benefícios ao país, como agilidade na concretização de chamadas de Inovação bilaterais, possibilidade de realização de projetos em cooperação com os diversos países membros, além de expandir os horizontes da inovação brasileira com vistas à absorção de novas tecnologias e ao aumento da competitividade do país face a novos mercados.

A adesão do Brasil à Rede Eureka, agora confirmada, deve ser oficializada durante o evento Eureka Global Innovation Summit, que se realizará em Ancara, Turquia, em junho de 2024.

O que é a Rede Eureka?

A rede foi criada em 1985 como um acordo entre 18 países e a Comissão Europeia para promover a competitividade e a integração do mercado e para incentivar a cooperação em pesquisa e desenvolvimento. Os países que fazem parte partilham um objetivo comum de aumentar a produtividade e a excelência das indústrias e apoiar o emprego duradouro e o crescimento econômico nacional, incentivando a colaboração internacional entre empresas, organizações e universidades.

Clique aqui e saiba mais informações no site da Rede Eureka.

Outras notícias e informações na seção Diplomacia do Infoflashbr.

Fonte: Diplomacia Business

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo