Artigos

Artigo de Célia Ladeira – “As sanções da ONU a Israel”

* Célia Ladeira

O Conselho de Segurança da ONU, um organismo das Nações Unidas para fiscalizar as relações entre os países membros, é o órgão que tem por mandato zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional. É o único órgão do sistema internacional capaz de adotar decisões obrigatórias para todos os 193 Estados-membros da ONU, podendo inclusive autorizar intervenção militar para garantir a execução de suas resoluções.

Não foi fácil, porém, decidir sanções à Israel e a ao Hamas. Depois de um mês de outubro inteiro quando o Conselho de Segurança foi presidido pelo Brasil, não se conseguiu aprovar alguma resolução. Novo mês, novos países e a composição do Conselho mudou. Assumiram 10 novos países membros e um novo presidente, o representante da China. Desta vez, uma proposta apresentada pelo país de Malta conseguiu a aprovação de 12 países, com apenas três abstenções, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido.

O texto aprovado prevê ênfase na proteção de crianças na Faixa de Gaza e pausa nos ataques, pausa esta que deverá permanecer em vigor por um número de dias suficiente para a chegada de ajuda humanitária à população civil do território palestino. Na avaliação do Itamaraty, que votou a favor da resolução, o governo brasileiro acredita que a aprovação poderá frear, no momento, uma escalada da guerra.

Já o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos classificou como criminosas as violações ao direito humanitário na Faixa de Gaza. Para a ONU, os dois lados cometeram ‘crimes de guerra’. De qualquer modo, não será fácil impedir as invasões de tropas israelenses na faixa de Gaza. A ONU, no entanto, poderá contar com algum apoio do governo norte-americano, que tem tentado exercer alguma pressão junto aos dirigentes de Israel.

* Célia Ladeira é jornalista, professora universitária e PhD em Comunicação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo