Artigos

Artigo de Célia Ladeira – “COP 28: os desafios do clima”

* Por Célia Ladeira

Começa nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, a conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Mais do que nunca, ela é aguardada com a ânsia dos que viveram em 2023 um ano fora do normal. Foram deslizamentos, chuvas intensas, secas também ferozes e um aumento de temperatura impensável em pleno inverno. O encontro mundial acontece na capital dos Emirados Árabes Unidos, a cidade de Dubai, que passou por alterações climáticas igualmente inexplicáveis este ano.

Mais do que nunca, a pauta do encontro este ano terá que revisar as promessas feitas no ano passado, durante a COP 27, que aconteceu no Egito. Na época, foram apresentadas metas consideradas “urgentemente necessárias”, que poderiam ser cumpridas até 2030. O Brasil fixou como meta a redução de gás carbono em até 50 por cento. Todos deixaram o Egito satisfeitos e animados com as metas previstas. Não esperavam as mudanças climáticas que se apresentaram a todos este ano.

O encontro de 2023 segue até o dia 12 de dezembro, e a expectativa, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é de que mais ações concretas ocorram, em comparação com a COP 27, quando muitas negociações ficaram ainda no papel. Espera-se que a reunião agora revise as metas informadas no Acordo de Paris, que determinou como finalidade limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, até 2050.

Pelo jeito como os termômetros oscilaram em 2023, esta parece ser uma meta que já foi ultrapassada. A agropecuária sustentável é um dos pilares do governo brasileiro para conter os efeitos das mudanças climáticas, seja pelo fato de promover o uso consciente do solo e a preservação dos ecossistemas, seja por seu importante papel na segurança alimentar global. Este será um dos temas de destaque da COP 28.

* Célia Ladeira é jornalista, professora universitária e PhD em Comunicação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo