
Artigo de Célia Ladeira – “Quem são os Houthis?”
* Por Célia Ladeira
Uma palavra nova surgiu no noticiário sobre o conflito entre Israel e a Palestina na Faixa de Gaza: os Houthis. Eles se identificaram como aliados do Hamas e fizeram algumas incursões em território israelense, atacando soldados judeus. Não bastasse as invasões diárias de Israel ao território palestino, o surgimento de um novo grupo na guerra merece ser identificado. Quem são os Houthis?
Para explicar o novo grupo é preciso entender a história do Iêmen, um país do Oriente Médio que faz fronteira com a Arábia Saudita e Omã, exatamente no sul da península arábica. Como seus vizinhos, sua economia é dependente da produção de petróleo, mas a localização do Iêmen, com acesso direto ao Mar Vermelho e ao golfo de Áden, permite que o país controle o tráfego e as embarcações que utilizam aquela rota, importante comercialmente.
Até 1990, o Iêmen era dividido em dois países, Iêmen do Norte e Iêmen do Sul. O país já foi uma das regiões mais ricas do Oriente, mas enfrentou invasões e conflitos com os vizinhos e se tornou a nação mais pobre da península arábica e o berço da maior crise humanitária do mundo. De acordo com as Nações Unidas, cinco milhões de pessoas no país correm risco de morrer de fome.
Se a fome é um problema, as divergências religiosas são a maior causa do surgimento de movimentos separatistas. O conflito do Iêmen não é simplesmente uma disputa de poder, mas uma batalha entre duas vertentes religiosas islâmicas: xiitas e sunitas lutam pelo controle do golfo pérsico. Os Houthis, enquanto xiitas, representam uma ameaça às monarquias sunitas (Arabia Saudita) e seus apoiadores. Por sua vez são aliados do Irã na defesa de um território xiita. Arábia Saudita e Irã disputam assim o poder no golfo Pérsico.
A dificuldade de criar um consenso sobre qual Iêmen deve governar o país, mais a presença de navios norte-americanos no Mar Vermelho para apoiar Israel, levou os Houthis a apoiar o Hamas na guerra contra Israel. Como pano de fundo da guerra em Gaza temos a disputa entre Arábia Saudita e o Irã pelo domínio do comércio de petróleo.
* Célia Ladeira é jornalista, professora universitária e PhD em Comunicação



