Artigos

Artigo de Léo Ladeira – “A escola na construção da paz”

* Por Léo Ladeira

Diante dos acontecimentos de violência em estabelecimentos de ensino no Brasil, tenho refletido sobre qual é o lugar da escola como centro de construção de uma Cultura de Paz. E gostaria de lembrar uma experiência de que participei no Rio de Janeiro.

Entre 2002 e 2004, participei do Programa Escolas de Paz, lançado em 2000, no auge da mobilização do Ano Internacional da Cultura de Paz. O programa era uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a UNESCO, com o objetivo de combater a violência no Estado e estimular o debate sobre o papel da educação, da cultura, do lazer e do esporte como agentes fundamentais neste propósito.

Participavam do Programa escolas localizadas em áreas de grande violência, com poucas ou nenhuma alternativa de cultura e lazer. Neste período eu era responsável pelo conteúdo do jornal e do site do Programa e pude acompanhar e cobrir eventos e o dia-a-dia do projeto nas escolas.

Foi transformador conhecer equipes tão engajadas nas atividades, que iam desde oficinas de música a apresentações de dança, teatro, assim como escolinhas de futebol, circo, grafite, capoeira etc. Testemunhar o trabalho dos “oficineiros” e seus jovens aprendizes nos faziam esquecer um pouco da dura realidade nestas comunidades repleta de problemas.

As palestras oferecidas nas escolas abordaram temas-chave, tais como Cultura de Paz, Cidadania e Protagonismo Juvenil. O foco era o jovem, a escola e a comunidade. Infelizmente, com a mudança de governo, o programa foi interrompido no Rio, deixando milhares de pessoas novamente sem opções de lazer e cultura.

* Léo Ladeira é jornalista e especialista em patrimônio histórico e cultural

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo