Durante um ataque em um shopping center, pelo menos seis pessoas foram mortas a facadas em Sydney neste sábado (13/04). O assassino foi morto a tiros no local pela polícia.
Oito pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas e foram hospitalizadas após o ataque. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram clientes correndo desesperados pelo shopping Westfield Bondi Junction durante o ataque.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albenese, classificou os assassinatos como “devastadores”. “Tragicamente, várias vítimas foram relatadas, e os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as pessoas afetadas e seus entes queridos”, escreveu o premiê nas redes sociais.
A motivação do ataque está sendo investigada
Um vídeo mostrava muitas ambulâncias e carros da polícia à volta do centro comercial. A ABC noticiou que a polícia armada estava revistando um parque de estacionamento no telhado. Os paramédicos trataram as vítimas já no local.
Roi Huberman, um engenheiro de som da ABC e testemunha dos ataques, disse à estação de televisão que se escondeu numa loja durante o incidente.
“E de repente ouvimos um tiro ou talvez dois tiros e não sabíamos o que fazer”, disse ele. “Então, uma pessoa muito competente da loja indicou-nos uma saída pela traseira. Depois de trancar, saímos e agora estamos aqui fora”.
O que aconteceu com o autor do ataque
O homem suspeito de ser o agressor foi morto por uma policial que estava próxima ao local.
“Ela confrontou o infrator”, disse o comissário assistente da polícia Anthony Cooke a jornalistas em entrevista próxima ao shopping onde ocorreu o ataque.
“Enquanto ela andava rapidamente atrás dele para alcançá-lo, ele se virou, encarou-a e ergueu uma faca. Ela disparou uma arma de fogo e essa pessoa morreu”, descreveu.
Em um vídeo, um homem aparece confrontando o suposto agressor em uma escada rolante.
Segundo a imagem, gravada do alto, o suposto agressor sobe a escada rolante, enquanto outro homem é visto no topo da escada, carregando um objeto que parece ser uma barra, em posição para enfrentá-lo.
A polícia australiana informou que o agressor era um homem de 40 anos “conhecido pelas autoridades policiais”.
“Sabemos um pouco sobre essa pessoa, mas estamos aguardando para confirmar sua identificação”, disse Karen Webb.
A polícia investiga os antecedentes do agressor, afirmou a comissária Karen Webb. Ela disse ainda que a polícia neste momento “não sabe” e acrescentou que é “muito cedo para especular”..
“Dado o ambiente, é possível que seja aleatório, mas é muito cedo para especular”, disse Webb.
Clique aqui e leia mais sobre o atentado em Sydney.
Outras notícias na seção Mundo do Infoflashbr.
