Bia Haddad vence partida e Brasil se garante na Billie Jean King Cup em 2024

A tenista Bia Haddad Maia conquistou neste sábado (11/11) a terceira vitória do Brasil diante da Coreia do Sul pelos playoffs da Billie Jean King Cup e selou o triunfo no confronto, disputado em melhor de cinco jogos em quadras de saibro em Brasília. Com o resultado, o país se garante no classificatório mundial do torneio feminino por equipes em 2024.

Melhor tenista do país e número 11 do mundo, Bia não teve dificuldades para derrotar Park Sohyun, 252ª do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. Com o confronto definido, a segunda partida de simples do dia não precisará ser disputada e a programação oficial se encerra com o jogo de duplas entre Luisa Stefani/Ingrid Martins e Dayeon Back/Bo-Young Jeong.

Sob forte sol e temperatura de 30 graus em Brasília, o jogo começou em ritmo lento, com as duas tenistas apenas colocando a bola em quadra. A superioridade de Bia só começou a fazer a diferença no quinto game, quando a brasileira chegou à primeira quebra do jogo e abriu 3/2. Na sequência Bia confirmou seu saque, fazendo 4/2, e voltou a quebrar o serviço de Park, ficando em situação confortável no set: 5/2. Sem ser ameaçada, ela fechou o set em 6/2 e encaminhou a vitória.

Bia voltou com tudo para a segunda parcial e conseguiu quebrar a rival logo no terceiro game, para na sequência abrir 3/1. A brasileira conseguiu uma nova quebra no quinto game e depois sacou para ampliar sua vantagem para 5/1. Dominante em quadra, a brasileira só precisou confirmar seu serviço para fechar em 6/1 e selar a classificação brasileira.

Vantagem na sexta-feira
O Brasil construiu boa vantagem no confronto com a Coreia do Sul na sexta-feira. Campeã dos Jogos Pan-Americanos e com vaga garantida para as Olimpíadas de Paris, Laura Pigossi abriu o confronto com uma vitória tranquila sobre Park Sohyun por duplo 6/1. No segundo jogo, Bia venceu Ku Yeonwoo por 6/0 e 6/4 e encaminhou a classificação.

Agora garantido no classificatório mundial, o Brasil terá a chance de brigar por uma vaga nas finais do torneio em 2024. É a terceira vez desde a mudança de formato da competição – equivalente à Copa Davis no masculino – que o país chega a essa fase. Nas últimas duas, em 2020 e 2023, as brasileiras acabaram sendo derrotadas pela Alemanha e precisaram disputar os playoffs.

Sair da versão mobile