As forças de segurança do Peru realizaram, na madrugada deste sábado (30/03), buscas na residência da presidente do país, Dina Boluarte, no âmbito de uma investigação por suposto enriquecimento ilícito, depois que a chefe de Estado utilizou relógios Rolex que não foram declarados como parte do seu patrimônio.
Segundo a polícia, quase 40 agentes e promotores participaram da operação “com o objetivo de revistar a residência e apreender os relógios Rolex”, cuja procedência e aquisição não foram explicadas por Boluarte.
Presidente do Peru investigada
Desde 18 de março, a presidente peruana é investigada por suposto enriquecimento ilícito e por omitir bens. O caso começou com uma denúncia da imprensa sobre uma suposta coleção de relógios de luxo que a presidente não incluiu em sua declaração de bens.
A ação conjunta do Ministério Público e da polícia foi transmitida ao vivo pela emissora de televisão local Latina. Nas imagens, agentes aparecem cercando a casa dela, no bairro de Surquillo, em Lima, e fazem uma barreira humana para impedir o trânsito de veículos nos arredores.
A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal de Investigações Preparatórias, após pedido da Procuradoria-Geral. A operação foi realizada depois que o Ministério Público não aceitou que a presidente pedisse o reagendamento de uma diligência em que ela mostraria os relógios e seus recibos de compra.
Segundo a imprensa local, a presidente não estava em casa no momento da operação deste sábado.
Clique aqui para ler mais sobre a investigação envolvendo a presidente do Peru.
Outras notícias e informações na seção Mundo do Infoflashbr.
