Entretenimento

CBF se pronuncia após escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro

Diante do escândalo de que o Campeonato Brasileiro da Série A pode ter sofrido com manipulação de resultados, a CBF se pronunciou pela primeira vez nesta terça-feira (18/04). Na nota divulgada, a entidade garantiu que apoia a investigação feita pelo Ministério Público de Goiás, e comentou sobre a “normalidade do tema nos dias atuais”.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apoia toda e qualquer ação legal que traga transparência e lisura aos campeonatos que organiza e a todo o esporte brasileiro”, colocou a nota da entidade, que seguiu falando sobre o trabalho para evitar o ocorrido, utilizando da mesma empresa que a Conmebol e a FIFA, custeando o serviço também para as federações do país.

Na manhã desta terça-feira, o Ministério Público de Goiás deflagrou a Operação Penalidade Máxima II, visando obter novos vestígios da atuação de uma organização criminosa que tem atuação especializada na manipulação de resultados esportivos de jogos de futebol profissional – incluindo o Campeonato Brasileiro da Série A. Três mandados de prisão preventiva foram cumpridos.

A operação foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).

De acordo com o MP, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em pelo menos cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, assim como em cinco partidas de Campeonatos Estaduais, entre eles, os campeonatos Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista, todos deste ano.

Além dos três mandados de prisão preventiva, também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de seis estados, expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores.

De acordo com o Ministério Público, a ação é um desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro de 2023 a qual resultou no oferecimento de denúncia, já recebida pelo Poder Judiciário, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo