
Celso Amorim tem encontro com chanceler da Venezuela para discutir eleições
Nesta quarta-feira (24/01), o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, teve um encontro com o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Yván Gil Pinto. O encontro com o chanceler venezuelano ocorreu no Palácio do Planalto e teve por objetivo discutir as eleições no país, entre outros temas.
Em outubro de 2023, os Estados Unidos decidiram aliviar as sanções comerciais contra o setor petrolífero da Venezuela se o país concordasse em realizar eleições presidenciais livres 2024 e que fossem avaliadas por organismos internacionais.
No entanto, uma das candidatas, María Corina Machado, teve sua candidatura barrada após ser acusada de tentativa de golpe de estado. A principal candidata da direita foi condenada a ficar 15 anos sem poder ocupar cargos públicos, o que acabou levando a críticas de adversários do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Nesta quinta (25), Yván Gil Pinto se reunirá com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e com o chanceler da Guiana, Hugh Todd, para tratar da região de Essequibo, no território guianense.



