Educação

CNPq enviará 10 bolsistas para doutorado e pós-doutorado na Suécia

O CNPq divulgou o resultado da chamada para bolsas de pós-doutorado no exterior e doutorado-sanduíche na Suécia, no âmbito da parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira (CISB) e a empresa Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB).

O acordo existe desde 2012 e prevê auxílio compartilhado ao intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores brasileiros para o desenvolvimento de projetos em instituições de ensino e pesquisa suecas nas áreas de: aeronáutica, defesa e segurança; energia e meio ambiente; e cidades atrativas e sustentáveis.

Neste ano, o investimento do CNPq foi da ordem de R$ 1,2 milhão. Os 10 bolsistas contemplados poderão realizar parte de suas pesquisas doutorais ou projetos de pós-doutorado na Suécia nas áreas de redes de comunicação; sistemas autônomos; engenharia aeronáutica; propulsão; materiais; e desempenho humano – e respectivas subáreas.

CNPq participa de ações de cooperação bilateral com a Suécia

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) é uma associação privada sem fins lucrativos que atua como um facilitador para promover o diálogo entre os países oferecendo um ambiente de estímulo à inovação. O Centro busca identificar, favorecer e dar suporte a iniciativas/projetos que envolvam tecnologias avançadas com o potencial de prover soluções para uma vasta gama de setores os quais causam impacto positivo na sociedade como um todo.

A cooperação bilateral se intensificou nos últimos anos, especialmente nas áreas de aeronáutica e defesa. O CNPq é membro do Comitê Executivo do “Grupo de Trabalho Brasil-Suécia em Alta Tecnologia Industrial Inovadora” (GT-ATI).

Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Outras notícias e informações na seção Educação do Infoflahsbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo