
Com nota 10, Yago Dora ganha etapa do Mundial de Surfe e entra na briga para vaga nas Olimpíadas 2024
O surfista Yago Dora foi o campeão do Rio Pro, a etapa de brasileira da Liga de Mundial de Surfe. Com direito a nota 10 em um aéreo perfeito, o brasileiro, de 27 anos, superou o australiano Ethan Ewing, atual número 4 do mundo, neste sábado (1/07), em Saquarema, no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira final de sua carreira na primeira divisão e seu primeiro título em uma etapa do circuito.
A final da etapa contra Ewing iniciou com ondas de baixa pontuação. Após o australiano conseguir uma nota 4,83, o brasileiro logo respondeu com um 4,10 e, em seguida, tentou elevar a disputa, mas não conseguiu completar um aéreo reverso. Depois, Yago fez 4,83, e assumiu a liderança no somatório de 8,93. O adversário precisava de um 4,10 para empatar.
A bateria, que estava terminando morna, viu as credenciais de Yago, que conseguiu um 10 em um aéreo e saiu em maior vantagem sobre o australiano. Ewing somava 8,50 e precisava de um 8,84 para virar. Ele até conseguiu aumentar seu total com um 6, mas não foi o suficiente para impedir a vitória do brasileiro. A pontuação de Yago terminou em 14,83 (10 + 4,83) contra 10.83 ( 6 + 4,83) do australiano.
Com a vitória, Yago Dora vence seu primeiro título do Circuito Mundial de Surfe e sobe para a quinta colocação no ranking. O brasileiro conquistou a simpatia dos fãs na etapa de 2017, também em Saquarema, quando ganhou de três ex-campeões mundiais: Medina, John John Florence e Mick Fanning. Mas acabou ficando em terceiro na etapa. De quebra, Yago Dora entrou na disputa para conquistar uma das duas vagas do Brasil para as Olímpiadas da França em 2024. À frente dele nessa disputa estão Filipe Toledo e João Chianca, o Chumbinho.



