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Consumo mundial de sorvetes veganos deve crescer mais de 12% ao ano

O mercado mundial de sorvetes veganos prevê uma taxa anual de crescimento estimada em 12,8% até 2032, de acordo com o último relatório publicado pela USD Analytics. Esse aumento nas vendas se deve à grande escalada na demanda por produtos à base de plantas (plant-based), ao longo dos últimos anos, principalmente nos continentes americano, europeu e asiático, nos quais já há um grande consumo.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e dados da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) divulgados recentemente, o número de veganos e vegetarianos no Brasil tem aumentado a cada ano. Em média, 46% dos brasileiros já optam por não comer carne, pelo menos, uma vez por semana e 14% se declaram vegetarianos. Seja por questões pessoais ou de saúde, este contexto tem ampliado a demanda por produtos veganos, incluindo os sorvetes, em todo o planeta.

“Muitos consumidores são influenciados pelas escolhas e estilo de vida de celebridades e, isso, tem um impacto significativo nas tendências de consumo, incluindo a preferência por sorvetes saudáveis veganos”, afirma Giselle Sell, farmacêutica e consultora pioneira no setor de sorvetes saudáveis no Brasil, há mais de uma década.

Sorvetes veganos atendem também consumidores com intolerância à lactose

Diante desse cenário promissor, Giselle destaca que a entrada no mercado de sorvetes veganos representa uma oportunidade estratégica para os empreendedores interessados em atender não somente ao público vegano, mas também aos intolerantes à lactose (IL) e às pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Segundo a especialista em sobremesas geladas, “a oferta de diferentes opções de alimentos veganos, incluindo o sorvete saudável, acaba atraindo também os não veganos, expandindo ainda mais o alcance de público no segmento. Diante disso, existe uma necessidade urgente de que os fabricantes de sorvetes saudáveis diversifiquem seus produtos, com uma variedade de sabores e texturas inovadoras, incorporando ingredientes como óleos funcionais de abacate e amêndoas, leites vegetais, além de purês de frutas”.

Levantamento recente, encomendado pela CNN Brasil apontou que, nos últimos 10 anos, o número de empresas com a palavra “vegano” no nome aumentou em 500%. O Brasil tem a maior oferta vegana na América Latina, com quase três mil opções de negócios 100% veganos no país, sendo a maior parte concentrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Este cenário evidencia o potencial de crescimento contínuo do mercado de sorvetes veganos no país.

Além disso, a indústria brasileira de sorvetes pretende investir mais em marketing nos próximos cinco anos. Essa é uma das conclusões do estudo “O Sorvete quer Falar”, um panorama da indústria de sorvetes desenvolvido pela Fispal Sorvetes em parceria com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvetes) e Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel).

De acordo com a pesquisa, quase 53% dos entrevistados consideram prioridade os investimentos em marketing nos próximos cinco anos. O índice é maior até mesmo do que o das preocupações com o aumento da eficiência na produção, da inovação ou dos desafios de logística.

“A expectativa para o setor em 2024 é de crescer 5% e acreditamos que os investimentos da indústria nesse segmento, já que restrita aos respondentes da pesquisa é de R$ 230 milhões, avaliando todo o setor esse número pode passar de R$ 1 bilhão”, explica Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

As cifras, em se tratando de investimentos variam, mas a maior parcela dos entrevistados (55,3%) deve dispender quantias de até R$ 500 mil ao longo do ano. Uma parcela menos significativa (4,5%) deve investir mais de R$ 5 milhões. Cerca de 10% não pretende investir no negócio ao longo do ano, um número pequeno em relação ao todo.

Fonte: Monitor Mercantil

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