Curiosidades

Corpo é encontrado mumificado em montanha no Peru após 22 anos

A polícia nacional do Peru encontrou o corpo de um homem congelado há décadas na montanha Huascarán, nos andes peruanos. Segundo as autoridades, o corpo ficou mumificado pelo frio durante 22 anos e foi encaminhado para identificação.

Depois, a agência de notícias AFP identificou o homem como William Stampfl, um americano que tinha 59 anos e que praticava montanhismo no local quando foi atingido por uma avalanche, ainda em 2002.

Ainda segundo a agência, o corpo só ficou exposto por conta do derretimento das geleiras dos Andes causado pelo aquecimento global.

Entre os pertences que permitiam a identificação rápida, o agente informou que encontrou a carteira de motorista que indicava que Stampfl morava em Chino, cidade do condado de San Bernardino, na Califórnia. O gelo que cobria o corpo mumificado preservou em boas condições as roupas, arreios, cordas e botas do alpinista.

Policiais e guias resgataram o corpo encontrado nas montanhas do Peru

O grupo de resgate que encontrou o corpo de Stampfl era formado por policiais do Departamento de Resgate de High Mountain e por uma empresa que oferece guias para escalar montanhas nevadas. A descida com o corpo do montanhista colocado numa maca foi lenta e difícil, disse o agente. Os restos mortais foram transferidos para o necrotério da cidade de Yungay, região de Ancash.

Stampfl desapareceu em 24 de junho de 2002 em uma avalanche junto com seus amigos Matthew Richardson, 40, e Steve Erskine, 51. Após a fatalidade, apenas o corpo de Erskine foi encontrado, mas o corpo de Richardson ainda não foi recuperado.

Huascarán é um pico frequentemente visitado por escaladores de todo o mundo e localizado dentro da Cordilheira Branca. As alterações climáticas afetaram a cordilheira, onde 27% da sua cobertura de gelo derreteu em quase 50 anos, segundo dados oficiais.

Segundo as autoridades, a época de maior chegada de alpinistas à Cordilheira Branca ocorre entre maio e setembro. Em maio, as autoridades encontraram o corpo de um israelita desaparecido, enquanto em junho um italiano morreu enquanto tentava escalar outro pico nevado na cordilheira.

Clique aqui e veja a postagem da Polícia Nacional do Peru na rede X.

Outras informações na seção Curiosidades do Infoflashbr.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo