Política

Dilma, eleita para comandar o banco dos Brics, receberá R$ 220 mil por mês

A ex-presidente da República Dilma Rousseff foi eleita nesta sexta-feira (24/03) para a presidência do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento), conhecido como Banco do Brics. A instituição financeira foi criada em 2014 pelo bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na presidência da instituição, Dilma Rousseff terá direito a um salário mensal médio de cerca de R$ 220 mil. O banco ainda oferece benefícios como assistência médica, auxílio-viagem para o país de origem, subsídios para mudança em caso de contratação e desligamento, além de transporte aéreo

A sede do Banco do Brics fica em Xangai, na China. O banco é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

O conselho de governadores do banco, formado por ministros da Fazenda, se reuniu por videoconferência para votar a indicação de Dilma, feita pelo presidente Lula. Formada em economia, a petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo deste mês, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substituirá o diplomata e economista Marcos Troyjo, ex-integrante da equipe do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Dilma era candidata única ao cargo. Ela ficará no posto até julho de 2025. A posse deve ocorrer na próxima quarta-feira (29/03).

Foto: Cristiane Mattos/O Tempo/Estadão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo