Dinheiro

Dólar encerrou a semana com baixa de 2,81%, e Ibovespa com alta de 5,41%

Após o recuo de quase 3% do dólar nas últimas três sessões, os investidores ensaiaram um movimento de recomposição de posições compradas nesta sexta-feira (14/04), o que colocou a moeda americana em alta firme pela manhã, mas não o suficiente para evitar a virada à tarde e um fechamento em baixa pelo quarto dia seguido.

Profissionais do mercado afirmaram que os juros elevados no Brasil e o otimismo em relação ao novo arcabouço fiscal seguem limitando a alta da moeda americana.

O dólar à vista fechou a semana cotado a R$ 4,9162 na venda, com uma baixa de 0,23%. Este é o menor valor de fechamento para a moeda americana desde 8 de junho de 2022, quando foi cotada a R$ 4,8906. Na semana, o dólar acumulou baixa de 2,81%.

Já o Ibovespa fechou em leve queda nesta sexta-feira, alinhado com Wall Street, mas garantiu, ainda assim, a maior alta semanal de 2023 após inflação de março abaixo do esperado elevar a perspectiva de um corte na taxa de juros do país antes do previsto. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa acumulou alta de 5,41%, a maior desde dezembro de 2022.

Fernando Bergallo, diretor da assessoria de câmbio FB Capital, afirmou que o fato de o diferencial de juros entre Brasil e EUA seguir favorável para a atração de investimentos tem impedido uma alta mais intensa da moeda americana.

“Isso está limitado pelo nosso colchão de juros. Enquanto a Selic estiver em 13,75% ao ano, não tem como o dólar subir tanto”, avaliou. “E também não temos estresse na área fiscal ou ruídos vindos do governo”, completou.

Além de atrair investimentos em portfólio, o Brasil tem recebido dólares pela via comercial, como lembrou o gerente de câmbio da Fair Corretora, Mário Battistel.

“O real é uma das poucas moedas que estão ganhando alguma força, e muito por conta de nossas exportações de commodities agrícolas”, afirmou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo