
Em Brasília, desfile do 7 de Setembro contou com Zé Gotinha, Esquadrilha da Fumaça e público de 50 mil pessoas
O tradicional desfile cívico-militar do 7 de setembro, em Brasília, em comemoração ao Dia da Independência foi encerrado, na manhã desta quinta-feira (07/09), sem grandes transtornos. Oficialmente, o evento teve início por volta das 9h25 e terminou às 11h10, durando pouco menos de duas horas.
Informações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República dão conta de que a Polícia Federal e o Exército Brasileiro estimaram um público de cerca de 50 mil pessoas nas arquibancadas da Esplanada dos Ministérios.
Entre as várias atrações que passaram pelo Eixo Monumental, o público presente aplaudiu bastante a passagem do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS), e o tradicional show da Esquadrilha da Fumaça, que rasgou o céu de Brasília com suas manobras.
O desfile em comemoração à Independência do Brasil contou com mais de dois mil militares das Forças, além de estudantes do Distrito Federal.
A Marinha levou ao evento um total de 14 viaturas, além de aeronaves. O Exército desfilou com 88 viaturas e 12 aeronaves. Já a Força Aérea escalou 7 aeronaves para a parada.
Na tribuna de honra, além do presidente Lula e da primeira-dama Janja, estavam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin.
Também estiveram presentes no desfile ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa); Margareth Menezes (Cultura); Cida Gonçalves (Mulheres); Nísia Trindade (Saúde); Marina Silva (Meio Ambiente); José Múcio (Defesa); Camilo Santana (Educação); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome); Rui Costa (Casa Civil); Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social); Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Sonia Guajajara (Povos Indígenas); e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do governador do DF, Ibaneis Rocha, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Em aceno às Forças Armadas, Lula posou de mãos dadas com o ministro José Múcio e com os chefes das Forças Armadas: o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva; o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; e o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.



