
Embaixada da França realiza festa em Brasília para comemorar data nacional de 14 de julho
A Embaixada da França no Brasil, como costuma fazer todos os anos, comemorou em grande estilo a chegada do 14 de Julho, data nacional do país que celebra a Queda da Bastilha, evento histórico ocorrido em 14 de julho de 1789, e estopim para a Revolução Francesa.
A noite de celebração reuniu nos salões e jardins da embaixada em Brasília cerca de mil convidados, entre autoridades do governo federal, membros das Forças Armadas, do corpo diplomático, além de parlamentares e de formadores de opinião para um encontro animado. As cores da França (Bleu, Blanc e Rouge) ganharam destaque na ambientação e tomaram conta dos amplos e bem cuidados jardins.
O cardápio da festa contou uma variedade de queijos, pães e frios bem como patê francês e salmão defumado. Tudo muito elogiado por quem provou. Para adoçar o paladar dos presentes, o melhor da confeitaria francesa com uma seleção saborosa de doces, crepes e macarons. Tudo harmonizado com vinhos franceses selecionados
especialmente para a ocasião.
Um dos destaques do evento foi o momento em que os hinos nacionais do Brasil e da França foram interpretados por alunos brasileiros e franceses da Academia Claude Brendel, que se instala em Brasília uma vez por ano, nas férias de julho. Neste ano, uma surpresa: os hinos foram cantados por Aida Kellen, brasileira, formada em Canto Erudito pela Escola de Música de Brasília.
Na Embaixada, citações dos valores fundamentais que unem Brasil e França
O embaixador Emmanuel Lenain, anfitrião da noite, ao lado da esposa, a embaixatriz Géraldine Lenain, fez discurso na ocasião.
“O 14 de julho é o dia em que celebramos os valores fundamentais da república francesa que é a liberdade, a igualdade e também a fraternidade. Devemos lembrar que nossos antepassados lutaram para conquistar
direitos”, disse o diplomata.
Esses valores, de acordo com o embaixador, estão atualmente sendo ameaçados pelo aumento do extremismo, tanto na Europa quanto na América Latina.
“Esses ideais democráticos que a França e o Brasil compartilham são o pilar da nossa amizade”, acrescentou Lenain em seu discurso na Embaixada.
A noite também fez referências aos jogos olímpicos deste ano em Paris, além da relação amistosa de França e Brasil. “Assumi minhas funções como embaixador da França no Brasil sentindo-me com muita sorte por
ter a oportunidade de servir nesse país durante um momento-chave para as relações franco-brasileiras, e tendo assim a honra de poder contribuir para o relançamento e o fortalecimento da parceria entre os nossos países”, enfatizou o embaixador Emmanuel Lenain.
“O Brasil e a França não são somente amigos, também são vizinhos. Nossa fronteira comum constitui uma oportunidade imensa de cooperação. A nossa parceria baseia-se em cooperações ricas, seja no âmbito estratégico, com o programa de construção de submarinos, ou no econômico, com mais de 1.000 empresas francesas empregando quinhentos mil brasileiros”, finalizou o embaixador Emmanuel Lenain.
Fonte: Jornal de Brasília
Outras notícias e informações na seção Diplomacia do Infoflashbr.



