Saúde

EUA e México querem aumentar repressão ao contrabando de fentanil, que causa inúmeras mortes

Os Estados Unidos estão se preparando para anunciar um acordo com o México para combater o fentanil que atravessa a fronteira entre os dois países. O fentanil é um opioide sintético que foi desenvolvido para uso farmacêutico, mas que tem sido misturado a outras drogas para aumentar os efeitos alucinógenos. Nos últimos anos os EUA passou a viver uma epidemia de opioides, que se tornaram um gigantesco problema de saúde pública.

Nos últimos 20 anos, o país experimentou uma crise crescente de abuso e dependência de opioides, com um número significativo de mortes por overdose. O uso abusivo do fentanil é um dos principais responsáveis pelas mortes.

Segundo reportagem da TV americana NBC, o acordo entre os dois países levaria o México a reprimir com maior força os laboratórios e o contrabando dos opióides, enquanto os EUA se esforçariam em impedir o fluxo de armas que vão parar nas mãos de grupos criminosos mexicanos.

De acordo com a estratégia, os militares e a polícia mexicanos, com a ajuda da polícia dos EUA, se concentrariam em rastrear as matérias-primas do fentanil enviadas para o México, além de encontrar e fechar laboratórios que produzem o opioide sintético mortal, assim como aumentariam a perseguição aos principais participantes do comércio ilícito de fentanil. Em troca, o governo Biden concordou em controlar e rastrear com mais rigor as armas de fogo que cruzam os Estados Unidos para o México.

O acordo provisório seria resultado de meses de discussões tensas entre altos funcionários do governo Biden e o governo mexicano, como afirmou a NBC. Entretanto, a Casa Branca e o Departamento de Justiça não confirmaram ainda a execução do novo acordo.

Em 2022, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA encontrou e confiscou mais de 50.000 libras de fentanil cruzando a fronteira sul entre os dois países. Os cartéis mexicanos costumam usar a droga poderosa para aumentar de forma barata e enganosa o impacto de outras drogas menos letais, como cocaína ou Adderall. Muitos usuários não sabem que estão usando fentanil até que a droga acabe com suas vidas.

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, mais de 70.000 pessoas nos EUA morreram de opioides sintéticos, principalmente fentanil, em 2021, o último ano para o qual seus dados estão disponíveis.

Foto: Salwan Georges / The Washington Post via arquivo Getty Images

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo