Agro

Fenasoja é lançada em comemoração ao centenário da chegada do grão ao Brasil

Este ano, a Fenasoja ocorre entre 17 e 26 de maio em Santa Rosa, que é conhecido como o berço nacional da soja. Na foto, o governador Eduardo Leite

Em 2024, é comemorado os 100 anos do plantio de soja comercial no Brasil, cujo início foi em Santa Rosa. Nesse clima de celebração e com a presença do governador Eduardo Leite, foi lançada a 24ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em evento realizado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (29).

Este ano, a Fenasoja ocorre entre 17 e 26 de maio em Santa Rosa, que é conhecido como o berço nacional da soja, pela Lei Federal 14.349/2022. A feira é considerada o maior evento multissetorial do país, fomentando negócios, relacionamentos, conhecimentos e inovação.

“A feira tem uma característica de exaltar uma cultura que responde por praticamente um terço do nosso setor agropecuário. Ou seja, a soja é uma alavanca fundamental para o nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Leite.

Ele destacou que há uma expectativa altíssima para a colheita da soja deste ano no Rio Grande do Sul, que será, possivelmente, a maior safra da história. “Estamos celebrando 100 anos da chegada da soja ao Estado, prestando um tributo ao passado, celebrando o presente e, naturalmente, aproveitando este momento e este gancho para olharmos com esperança para o futuro”, acrescentou o governador.

WhatsApp Image 2024 04 29 at 13.23.38

O presidente da Fenasoja 2024 espera que os resultados da feira superem em muito os da última edição. Foto: O Sul

O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, relembrou o início do plantio da soja pelas mãos do pastor luterano Lehembauer, um missionário que veio dos Estados Unidos e trouxe consigo alguns grãos com o propósito de melhorar a vida dos seus congregados que viviam na Linha 15 de Novembro, no interior de Santa Rosa.

“Nesses 100 anos, a produção da soja mudou o rumo da história e da economia do nosso país. As lavouras foram se espalhando, foram surgindo novas cidades, novas escolas, novas igrejas, novos hospitais.

Houve avanço em genética, maquinários agrícolas, tecnologia e inovação. Nesse centenário da soja no Brasil, o povo brasileiro viveu o maior ciclo de riqueza e desenvolvimento humano, social e geográfico”, disse Germano.

A expectativa da organização é de receber, nesta edição, mais de 350 mil visitantes. No campo dos negócios, é esperada uma movimentação superior a um bilhão de reais. “Tudo indica que vamos superar os resultados da última feira, que contabilizou R$ 1,2 bilhão em negócios em dez dias de evento.

O cenário econômico e social somado à energia do centenário da chegada da soja ao país nos dá essa esperança”, compartilhou, entusiasmado, o presidente da Fenasoja 2024.

A Fenasoja é realizada desde 1996 em Santa Rosa por voluntários e ocorre no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A feira é bienal e tem como copromotora a Prefeitura de Santa Rosa, contando com o apoio da Câmara de Vereadores do município.

Para tornar esse evento possível, mais de 600 voluntários e expositores trabalham na sua organização. No parque de exposições, são mais de 14 pavilhões com atrações variadas entre entretenimento, vendas e negócios.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, destacou a alegria de estar lançando a Fenasoja na capital. “Mas saibam que a 500 quilômetros daqui temos uma terra pujante, de gente trabalhadora, cuja característica principal é o voluntariado que realiza a maior feira multissetorial do Brasil”, afirmou.

“A região é a maior produtora de colheitadeiras do Brasil. Nós temos também o maior plantel de suínos do Estado e somos o maior produtor de leite, com a maior cadeia leiteira do Rio Grande do Sul. Tudo isso com base na soja, no grão, que justifica essa potência”, ressaltou Mantei.

Cobertura da Fenasoja 2024

A Rede Pampa vai realizar uma cobertura multiplataforma diretamente do evento, com conteúdos exclusivos para a TV Pampa, a Rádio Liberdade e o Jornal e Portal O Sul.

Fonte: osul.com.br
Foto: Gustavo Mansur/Secom

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo