Nos Deixou

Historiador Boris Fausto morre aos 92 anos em São Paulo

O historiador e cientista político Boris Fausto morreu, aos 92 anos, nesta terça-feira (18/04), em São Paulo. O velório será realizado na Funeral Home, região da Avenida Paulista, na quarta-feira (19/08).

Nascido em São Paulo no dia 8 de dezembro de 1930, Boris Fausto formou-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo em 1953.

Mais tarde, em 1966, graduou-se em História pela mesma instituição, onde obteve o título de doutor em 1969. Foi professor no Departamento de Ciência Política da USP, colunista semanal do jornal “Folha de São Paulo” e integrou a Academia Brasileira de Ciências.

Sua obra mais famosa, “A Revolução de 1930 – historiografia e história”, publicada originalmente em 1969, é considerada um clássico das ciências sociais brasileiras.

É autor também de outros livros fundamentais para a compreensão do Brasil do século 20, como “História do Brasil”, o livro mais vendido da Editora da USP (Edusp), e organizador de “História Geral da Civilização Brasileira” – este último em parceria com Sérgio Buarque de Holanda.

Apesar de ser paulista, Boris Fausto questiona nas suas pesquisas as versões que defendem São Paulo durante a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Boris Fausto deixa dois filhos – o antropólogo Carlos Fausto e o cientista político Sergio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC – e três netos.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo