Nos Deixou

Iris Apfel, ícone da moda e inspiração para versão da Barbie, morre aos 102 anos

A empresária do ramo têxtil ficou conhecida mundialmente por seu estilo excêntrico e irreverente, exposições de moda e linhas de acessórios

A designer, especialista em moda e empresária Iris Apfel, considerada um ícone do estilo, morreu aos 102 anos na noite desta sexta-feira (1º). A morte, que não teve as causas reveladas, foi confirmada pelas redes sociais oficiais de Apfel.

Ela ficou conhecida mundialmente aos 84 anos, em 2005, quando foi convidada para gerenciar uma exibição no Museu Metropolitano de Arte de Nova York. A exposição “Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Colection” lançou Apfel para além da cena nova-iorquina.

Em 2015, a história da designer foi contada no documentário “Iris”, de 2015. Apfel também foi tema de livros, campanhas, capas de revistas e outros trabalhos, como linhas de acessórios e joias
instagram reproducao iris apfel e1693331164620
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Nascida em Nova York em 1921, a sua história profissional ganha forma quando em 1950 iniciou seu próprio negócio no ramo têxtil junto ao marido, Carl Apfel, com quem esteve casada até a morte do parceiro em 2015. A empresa de têxteis de luxo Old World Weavers teve alguns clientes como a cosmetologista Estée Lauder e até a Casa Branca.

Apfel, que tinha 3 milhões de seguidores no Instagram, publicou sua biografia intitulada “Iris Apfel: Accidental Icon” em 2018 e uma boneca Barbie foi criada à sua imagem no mesmo ano.

Apfel criou sua “marca registrada” com seu estilo excêntrico e irreverente de se vestir, quase sempre com óculos com grandes lentes e armação preta, e roupas que eram experimentos com vários estilos.

Fonte: CNN Brasil
Reprodução/Instagram

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo