Joe Biden e Trump se atacam! Embora os partidos Democrata e Republicano ainda não tenham feito as convenções que vão oficializar como candidatos à Casa Branca dos Estados Unidos o atual presidente, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, os dois já estão se enfrentando em discursos para seus eleitorados em eventos pelo país.
Neste sábado (18/05), Trump foi recebido em Dallas, no Texas, no Fórum de Liderança da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês). Falando para os membros da associação, o republicano disse que Biden é “de longe, o pior presidente da história do país” e rotulou o oponente de “completo mentiroso”.
“Você está demitido, vá embora daqui, Joe”, disse o empresário, entre risadas dos membros da plateia, a quem garantiu que Biden viria atrás de suas armas de fogo, em referência à pauta democrata de maior controle de acesso a armamentos. Ainda segundo Trump, Biden é corrupto e uma “ameaça à democracia”.
O candidato prometeu desfazer as regulamentações de armas implementadas pelo democrata. “No meu segundo mandato, vamos reverter cada ataque de Biden à Segunda Emenda”, disse, referindo-se ao trecho da Constituição dos EUA que garante o acesso a armas.
Biden, por sua vez, participou de um evento em Atlanta, na Geórgia, estado onde venceu por uma pequena margem em 2020. “Nossa democracia está realmente em risco”, alertou o democrata a um grupo de seguidores reunidos no restaurante Mary Mac’s Tea Room, que tem um proprietário afro-americano, público-chave para a sua campanha rumo às eleições de novembro.
“Meu adversário não é um bom perdedor, mas é um perdedor”, disse Biden, sob aplausos. “Ele não está apenas obcecado por ter perdido em 2020, está perturbado. Trump não está se candidatando para liderar o país, e sim por vingança”, afirmou.
Campanha de Joe Biden rejeita debates adicionais contra Trump
A campanha do presidente Joe Biden rejeitou na sexta-feira dois debates adicionais que a campanha do ex-presidente Donald Trump diz ter concordado em realizar.
Uma delas foi uma proposta de debate presidencial organizado pela NBC News e Telemundo. A outra foi para um debate vice-presidencial organizado pela Fox News na Virginia State University, uma faculdade historicamente negra.
“Aceitei um quarto debate presidencial contra o corrupto Joe Biden, desta vez com a NBC e a Telemundo”, escreveu Trump no Truth Social na tarde de sexta-feira. “É importante, como republicanos, que GANHEMOS com a nossa Grande Comunidade Hispânica, que Biden devastou com uma inflação paralisante, preços elevados do gás, crimes nas nossas ruas e caos fronteiriço. Bret Baier e Martha MacCallum da Fox News serão os anfitriões do debate vice-presidencial na Virginia State University, ou em outro local, na Virgínia, a ser nomeado posteriormente.”
A aceitação, por parte de Trump, de debates que teriam alcançado maiores audiências latinas e negras parecia ter como objectivo, em parte, incitar a campanha de Biden, que tem lutado para se conectar com estas comunidades que foram críticas para a sua eleição em 2020.
“O debate sobre os debates acabou”, disse um responsável da campanha de Biden. “Chega de jogos.”
Num comunicado na noite de sexta-feira, a campanha de Trump respondeu criticando a decisão de Biden.
“O debate Telemundo/NBC seria amplamente observado pelos eleitores hispânicos, mas os manipuladores de Biden estão petrificados em permitir que ele defenda seu histórico desastroso”, disse a porta-voz da campanha, Danielle Alvarez. “O torto Joe Biden é muito ‘cobarde’ para se dirigir à comunidade hispânica e responder por seus fracassos no palco do debate!”
Esta semana, as campanhas de Trump e Biden contornaram o processo tradicional conduzido pela Comissão de Debates Presidenciais e concordaram com dois debates presidenciais: um organizado pela CNN em Atlanta em 27 de junho, e outro pela ABC News em 10 de setembro, com local ainda estar determinado.
Leia também: Trump pede que Biden faça teste de drogas antes de debate presidencial
Outras notícias e informações na seção Mundo do Infoflashbr.
