A sambista Leci Brandão, de 79 anos, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de “burros” os fãs de hip hop, “sem exceção”. Sem citar o nome do músico e expert em chás, a cantora – nome historicamente ligado ao samba mas com prestígio no mundo do rap e do hip-hop– fez uma publicação nas redes sociais segurando recados claramente direcionados a Ed.
‘Quem ataca hip-hop é elitista'”; “‘Quem ouve hip-hop não é burro’; ‘Ouvir e fazer hip-hop é resistência”, foram algumas das mensagens mostradas por Leci direto para a câmera. “Quem acha que representa a cultura preta e não reconhece o hip-hop, tá de chapéu atolado”, seguiu ela, nos cartazes que segurava.
Leci disse que “entendedores entenderão”
Na legenda, a mensagem final: “Entendedores entenderão. E fim de papo.” . “Entendedores entenderão. E fim de papo”, concluiu a cantora. Entre os internautas postaram comentários de apoio estão Maria Rita, que escreveu “Dona Leci, te amo desde sempre e para sempre”, com emojis de palmas. Teresa Cristina exaltou: “Rainha faz assim!!!”.
Mano Brown gravou com Leci, hoje deputada estadual em São Paulo (PC do B), a faixa “Deixa, Deixa”, do DVD e CD “Canções Afirmativas”, de 2006. Ela também compôs uma música em sua homenagem (“Pro Mano Brown”).
Leia também o artigo Preconceito de Ed Motta contra o hip hop remexe em ferida social que ecoa no Brasil desde que o samba é samba
