
Levantamento revela que o Brasil é o terceiro país mais atingido com vazamento de dados
Recentemente, mais de 101,1 mil credenciais de acesso ao ChatGPT foram vazadas na dark web, revelando nomes de usuários e senhas dos adeptos da tecnologia de inteligência artificial. Nessa estatística, o Brasil é o terceiro país mais atingido por vazamentos de dados provenientes, principalmente, de vírus que roubam dados diretamente dos dispositivos dos usuários. Os números aparecem em relatório do Group-IB.
Já levantamento da Allianz intitulado Barômetro de Riscos aponta o incidente cibernético como principal risco para as empresas em 2023, com prejuízo estimado de US$ 1 trilhão por ano na economia global.
Segundo o estudo, no Brasil, os três principais riscos listados pelos executivos são interrupção de negócios, cyber e desenvolvimento macroeconômico. Esse destaque de cyber, também vinculado à preocupação pela interrupção das atividades, remete à posição do Brasil como um dos principais alvos dos cibercriminosos, segundo mapeamento da Checkpoint Software divulgado pelo site Security Report.
O estudo mostra que, apenas no terceiro trimestre de 2022, a alta de ciberataques foi de 37%, com registro de crescimento dos ataques às PMEs. De janeiro a abril, este grupo de empresas foi alvo de 41% das investidas dos atacantes.
Fonte: Monitor Mercantil



