
Lula recebe convite de Zelensky para visitar a Ucrânia
O presidente Lula conversou com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta quinta-feira (02/03), e recebeu um convite para visitar o país invadido pelas tropas russas de Vladimir Putin. O diálogo ocorreu por vídeo, no Palácio do Planalto, e, segundo informações, Lula teria sinalizado que aceitaria o convite em momento oportuno.
Esta conversa entre Lula e Zeensky marcou o primeiro contato oficial entre o presidente brasileiro e o líder ucraniano. Na ligação, Lula voltou a mostrar disposição em intermediar negociações em busca da paz.
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e de participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, postou Lula em sua conta no Twitter.
Nas redes sociais, Zelensky disse que ambos os líderes destacaram na conversa a importância do princípio da soberania e os esforços diplomáticos pela paz e afirmou ter agradecido o brasileiro pelo voto na ONU em favor da resolução que condena as “nefastas consequências humanitárias” da invasão russa, exige a retirada das tropas de Moscou do país e se compromete com a promoção da paz na região.
O Brasil, que em outras votações sobre o conflito chegou a optar pela abstenção, dessa vez apoiou a medida. Antes, o país já havia apoiado duas resoluções contra a Rússia -uma que condenava a anexação de porções do território da Ucrânia e outra que condenava a invasão. Já um texto votado em novembro, que reconhecia a Rússia como responsável pela reparação da Ucrânia, não recebeu o apoio brasileiro.



