Marina Silva diz que governo Lula está sendo retaliado e passa por “crise dos seis meses”

Após o Ministério do Meio Ambiente viver uma derrota em comissão do Congresso, a titular da pasta, ministra Marina Silva (Rede), avaliou que o governo do presidente Lula está vivendo uma “crise dos seis meses”. Ela ainda afirmou que parte do Parlamento está promovendo uma “retaliação” contra seu ministério.

“Nós estamos vivendo outra crise dos seis meses agora, mas completamente diferente. O governo fez, na transição e no primeiro dia de governo, uma decisão correta, de restabelecer o MMA, mas infelizmente uma parte do Congresso Nacional acha que está fazendo uma retaliação ao MMA, porque, na gestão do presidente Lula, o Ibama tem as suas funções preservadas. Nesse momento, nós estamos vivendo um tensionamento que não está sendo fácil nem para o MMA, o MPI, o MDA, o MDH, o MCDR, porque são as agendas que o bolsonarismo foca com mais força”, declarou ela nesta quinta-feira (25/05), segundo informações do portal Metrópoles.

Por meio de medida provisória (MP), o Congresso remanejou, nesta quarta-feira (24), atribuições do Ministério do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, repassando-as para outras pastas. Entre as mudanças, está a transferência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), antes sob a responsabilidade de Marina, para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A decisão foi tomada em comissão mista por 15 a 3, mas ainda pode ser revertida, pois a MP será apreciada pela Câmara e Senado até o dia 1° de junho.

Além disso, a MP ainda transfere a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Justiça, em uma derrota para a ministra Sonia Guajajara. Mais cedo, ela admitiu uma “certa frustração” com Lula por não ter se empenhado para evitar a mudança.

Tanto Marina quanto Guajajara foram intimadas para uma reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira (26/05).

Sair da versão mobile