Por meio de despacho divulgado nesta sexta-feira (24/02), a Marinha brasileira autorizou novamente a entrada de dois navios de guerra iranianos em portos brasileiros. As embarcações “Iris Makran” e “Iris Dena” foram autorizadas para atracar no porto do Rio de Janeiro entre o próximo domingo (26/02) e o sábado (04/03).
Essa é a 2ª autorização desse tipo. Em janeiro deste ano, os mesmos navios foram autorizados a visitar a cidade por sete dias. As embarcações iranianas fazem parte da flotilha do Irã e estão em uma missão de circum-navegação do globo.
O navio “Iris Makran” é um navio-tanque, convertido para base avançada de helicópteros militares. Já o “Iris Dena” é uma fragata recém-incluída na armada do país localizado no Oriente Médio.
As paradas iranianas em águas brasileiras foram alvo de pressão do presidente dos EUA, Joe Biden, contra o Brasil. Declarações recentes da embaixadora norte americana no Brasil, Elizabeth Bagley, feitas há dez dias em Brasília, mostram que os Estados Unidos estão preocupados com a presença de embarcações do Irã na América do Sul. Entre outras questões, Elizabeth Bagley citou terrorismo e comércio ilícito.
