Nos Deixou

Marcello Gandini, lendário designer da Lamborghini, morre aos 85 anos

Gandini faleu na última segunda-feira, 11, em sua casa próxima a Turim

Marcello Gandini, lendário designer responsável por vários carros italianos, morreu na última segunda-feira (11/03), de acordo com a RaiNews, a agência de notícias estatal da Itália. Ele tinha 85 anos de idade.

Gandini era mais conhecido por seu trabalho com a Lamborghini, onde foi responsável pelo design de carros pôsteres como o Miura, o Countach e o Diablo. Ele também foi o designer por trás de ícones como o Lancia Stratos, o Bugatti EB110 e o Fiat X1/9.

O designer criou seus designs mais famosos enquanto trabalhava na casa de design italiana Bertone, de meados da década de 1960 até 1980, escrevendo as linhas de carros como o Alfa Romeo Montreal, o Maserati Khamsin, o Volkswagen Polo original e a Ferrari 308 GT4.

Mais tarde, Gandini se afastou da Bertone em sua carreira, trabalhando de forma independente com fabricantes de automóveis como a Citroën para desenvolver o popular BX e a Renault para projetar o agora icônico hatchback 5 Turbo. Outros projetos notáveis de Gandini incluem o BMW Série 5 original, o Lamborghini Espada e o Cizeta-Moroder V16T.

Gandini, paixão pelos carros-conceito

Nascido em Turim, filho de um pai maestro de orquestra, em 1938, Gandini demonstrou desde cedo uma paixão pela engenharia e pelo design, criando o seu primeiro carro-conceito quando tinha apenas 20 anos e ingressando na empresa italiana de design industrial Gruppo Bertone aos 27 anos.

Durante os seus 14 anos na Bertone, tornou-se diretor de estilo da empresa e assinou mais de 100 projetos, muitos dos quais são hoje considerados clássicos do design automóvel.

Marcello Gandini foi pioneiro no uso de “portas de tesoura” em carros esportivos de luxo e desenhou os contornos elegantes de vários designs atraentes para fabricantes como a Lamborghini.

Info 11 14 03

Gandini, cujos projetos para máquinas velozes e furiosas como o Alfa Romeo Carabo, o Lancia Stratos ou o Lamborghini Countach e Miura adornavam milhões de paredes de quartos de adolescentes, morreu repentinamente no município de Rivoli, em Turim.

Os contornos em forma de cunha tornaram-se uma marca registrada do seu estilo, assim como o uso experimental de portas de tesoura, que abrem para cima e não para fora, e que ele foi o primeiro a apresentar com o carro-conceito Alfa Romeo 33 Carabo, que estreou no Salão Automóvel de Paris em 1968.

Seu Lamborghini Miura de 1966 foi o primeiro supercarro com o motor movido para uma posição central traseira, atrás do banco do motorista, estabelecendo um padrão que outros fabricantes de carros de corrida seguiriam depois disso. Outros fabricantes como BMW, Ferrari e Lancia também procuraram Bertone especificamente para se inspirarem na mente criativa de Gandini.

Forma e função nunca poderiam ser separadas, disse ele numa entrevista. “É talvez um dos aspectos mais importantes do design, e a forma mais emocionante sempre segue a função”, disse ele.

Em 1979, Gandini deixou Bertone para abrir sua própria empresa com sua esposa, Claudia, cujo nome Clama Srl é formado pelas primeiras letras dos nomes de ambos. Inicialmente trabalhando exclusivamente com a Renault, Clama posteriormente também trabalhou com montadoras como Maserati, Nissan, Toyota e Subaru. Como freelancer, Gandini também foi contratado para projetar carros mais práticos e quadradão para produção em massa, como o Volkswagen Polo de primeira geração, o BMW Série 5, o Citroën BX e o Renault 5 de segunda geração.

Estudioso mesmo no final da vida, ele colaborou com a montadora indiana Tata para criar o carro esportivo TaMo Racemo, que foi exibido no Salão Automóvel de Genebra em 2017. Em janeiro, o Instituto Politécnico de Turim concedeu a Gandini um diploma honorário em engenharia mecânica.

Clique no link para ler mais sobre o designer italiano.

Outras informações sobre pessoas que nos deixaram recentemente podem ser lidas clicando neste link.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo