Mulher morre nos Estados Unidos após beber muita água de uma só vez

Ashley Summers, uma mãe de dois filhos do estado norte-americano de Indiana, morreu no mês de julho depois de beber um volume excessivo de água e muito rapidamente, de acordo com sua família. Ashley estava visitando o lago Freeman, em Indiana, no fim de semana de 4 de julho, quando disse às pessoas ao seu redor que estava se sentindo desidratada, tonta e que não conseguia beber água suficiente. Depois de consumir várias garrafas de água em um curto espaço de tempo, ela foi para casa, onde desmaiou na garagem.

Sua família a levou às pressas para o IU Health Arnett Hospital, mas ela jamais recuperou a consciência, sucumbindo à toxicidade da água. “Foi um choque para todos nós. Quando eles começaram a falar sobre toxicidade da água. Era como se isso fosse uma coisa?” Devon Miller, irmão de Ashley, disse à imprensa local.

“Alguém disse que ela bebeu quatro garrafas de água em 20 minutos. Quero dizer, uma garrafa média de água tem cerca de 500ml, então foram dois litros que ela bebeu em um período de 20 minutos. Isso é meio galão. Isso é o que você é deveria beber em um dia inteiro”, acrescentou.

“É relativamente raro”, disse Alok Harwani, médico do hospital. “Agora, o que nos preocupa é apenas beber muita água em um curto período de tempo. Seus rins só podem limpar cerca de um litro de água por hora.”

O médico disse que é uma boa ideia, ao passar muito tempo ao ar livre em clima quente, continuar comendo ou bebendo coisas com eletrólitos, como frutas ou Gatorade, além de água pura, ajudando a manter o equilíbrio de água e sódio no sangue.

“O que você deve observar é se você começar a se sentir realmente fora de si, muito cansado, muito fatigado”, acrescentou. “Às vezes, os pacientes sentem que estão começando a ter uma leve dor de cabeça ou apenas se sentindo mal. Esses podem ser os primeiros sinais de intoxicação por água”.

Mortes por toxicidade da água já aconteceram antes em uma variedade de contextos. De acordo com a Scientific American, pessoas morreram da doença em diversas situações desde um concurso de beber água no ar de uma estação de rádio até um ritual de trote de fraternidade no qual um estudante universitário da Califórnia foi forçado a beber grandes quantidades de água entre as rodadas de flexões.

Sair da versão mobile