No Senado, Simone Tebet diz que inflação será menor do que o aguardado

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, ao participar, nesta terça-feira (9), de audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional, afirmou que não recebe informações antecipadas sobre a inflação, mas reiterou que acredita que haverá surpresa positiva na divulgação dos indicadores, na próxima sexta-feira (12/05). A ministra explicou que o mercado é quem aponta esse caminho da redução da inflação oficial.

“Não sou eu que estou dizendo, eu não recebo a informação antes da hora. Recebo o dados uma hora antes”, explicou Simone Tebet.

A ministra disse que fez a afirmação mais cedo sobre a expectativa de um índice abaixo do esperado com base em projeções o mercado.

“O Focus analisou inflação com queda. A ata do Copom cita relevante queda da inflação. Eu acredito que teremos, sim, uma boa surpresa, e não temos mais inflação de demanda”, afirmou Tebet.

A ministra reiterou que foco de sua pasta está no “crescimento sustentável com inclusão social”, e que isso será levado em conta nas ações a serem desenvolvidas por meio do Plano Plurianual (PPA), o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal.

Segundo Tebet, o PPA, que está sendo preparado, “será amplamente participativo, conforme determinação do presidente Lula e de organismos internacionais. Será o PPA mais participativo da história”, disse a ministra ao se referir ao PPA Participativo, iniciativa por meio da qual cidadãos, integrantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil, como sindicatos, associações e organizações não governamentais (ONGs) colaboram para a elaboração do plano.

“E vamos ouvir estados e municípios, porque o planejamento é feito por diversas mãos”, complementou, ao lembrar que o PPA é “o pontapé inicial da LOA [Lei Orçamentária Anual] do ano que vem”.

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Sair da versão mobile