A culinarista e ícone da televisão brasileira Palmirinha Onofre morreu neste domingo, 07 de maio, aos 91 anos de idade. A família da apresentadora confirmou a morte por um post nas redes sociais. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, dizia o comunicado.
“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, afirmou a postagem.
“Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”.
Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida. Estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes, o que possibilitou a descoberta de seu talento por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu lá por cinco anos.
Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos. Depois, teve oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.
Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.
Palmirinha deixa três filhas/genros, seis netos e seis bisnetos.
Homenagens nas redes
Famosos e admiradores lamentaram a morte de Palmirinha, considerada uma “avó” para todo seu público. Tatá Werneck deixou uma mensagem lamentando o ocorrido. “Querida ! Doce e amada Palmirinha! Te amamos”, escreveu a atriz. Ivo Madoglio, repórter que trabalhou na mesma emissora que a apresentadora, também lamentou: “Vai fazer muita falta”.
Sonia Abrão relembrou as histórias alegres que Palmirinha contava na televisão e elogiou a jornada que a culinarista viveu. “Que pena perder você, Palmirinha! Mesmo fora do ar, sempre presente no coração da gente! A vovó mais amada do Brasil, que cozinhava delícias na TV, enquanto contava suas histórias de vida, divertida e verdadeira à frente do fogão! Como não amar? Como viver sem? Tão sábia e humilde na sua caminhada de superação! Que mulher linda! Vai com Deus, querida!”, escreveu em uma postagem em vídeo, mostrando momentos entre as duas.
Mama Bruschetta, também conhecida por trabalhar em programas das tardes da TV, postou uma foto da apresentadora e amiga. “Luto por esta querida amiga. Palmirinha, você estará sempre no meu coração”. No mesmo post, o ator Cássio Scapin deixou emojis de corações pretos, representando sua mensagem de luto.
Adriana, uma das netas da vida real de Palmirinha, também homenageou a avó. “Uma vida plena, bem vivida, filhas, netos e bisnetos! Um legado! Obrigada por ter sido minha avó nessa vida! Por ter me ensinado tanto e me permitido ensinar também! Isso não é um Adeus, é somente um até logo! Te amo, vó!”
